EUA confirmam exportação atípica de soja americana para o Brasil

Rivais do Brasil no mercado global, país vendeu 30 mil toneladas aos brasileiros, segundo relatório da USDA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou nesta quinta-feira (5) uma atípica venda de soja norte-americana ao Brasil, país que é o maior produtor e exportador global da oleaginosa, mas que lida com altos preços e baixa oferta após fortes vendas externas ao longo do ano.

Os EUA, rivais do Brasil no mercado global, venderam 30 mil toneladas aos brasileiros, conforme relato semanal de venda do USDA.

Nesta semana, a agência Reuters havia reportado embarque de 38 mil toneladas de soja dos EUA ao Brasil com base em informação de uma agência marítima, que apontou o carregamento a partir a Louisiana.

 Funcionários da Cooperativa (COOPA-DF), que fica na zona rural de Planaltina, região administrativa do DF
Funcionários da Cooperativa (COOPA-DF), na zona rural de Planaltina (DF), carregam caminhão com soja; o governo decidiu zerar o imposto de importação de soja e milho para tentar conter os preços dos alimentos - Pedro Ladeira/Folhapress

O volume citado representa a maior transação do tipo desde 1997, quando o Brasil importou mais de 600 mil toneladas da oleaginosa norte-americana, segundo dados do governo dos EUA.

As exportações norte-americanas ocorreram após o governo brasileiro ter zerado no mês passado a tarifa de importação de soja e milho de fora do Mercosul, como forma de ajudar o país a lidar com preços recordes da oleaginosa no Brasil, depois de o câmbio ter impulsionado os embarques brasileiros, especialmente para a China.

O mercado de Chicago, referência global, está reagindo à demanda chinesa e também a preocupações sobre o clima na América do Sul, cuja safra está sendo plantada.

Nesta quinta, os contratos futuros da soja alcançaram uma marca acima de US$11 por bushel pela primeira vez em mais de quatro anos.

O embarque de soja dos EUA ao Brasil foi realizado apesar de incertezas relacionadas a transgênicos, algo que vem sendo citado por analistas brasileiros.

Nem todas as variedades aprovadas nos Estados Unidos estão aprovadas no Brasil.

Procurado desde a semana passada para comentar a questão dos transgênicos, o Ministério da Agricultura não se manifestou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.