Notícias de vacinas puxam fluxo de dinheiro para mercados emergentes, diz IIF

Instituto diz que fluxos estão em seu ritmo mais forte desde o segundo trimestre de 2014

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York

Os mercados emergentes superaram uma fase de saída de capitais, e as fortes entradas recentes devem continuar até o final do ano, disse o Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (26).

Economistas do IIF escreveram que notícias positivas sobre vacinas para a Covid-19 proporcionaram "um poderoso impulso à demanda global" que atraiu investidores para os ativos de economias emergentes.

"Estamos registrando o ritmo mais forte de fluxos de não residentes para os mercados emergentes em muitos anos", disse o relatório.

Os fluxos para os mercados emergentes fora da China estão em seu ritmo mais forte desde o segundo trimestre de 2014, disse o IIF.

"O êxodo de capital dos mercados emergentes agora está firmemente para trás, e os fluxos robustos parecem destinados a continuar", escreveram Robin Brooks, economista-chefe, e Jonathan Fortun, economista do IIF.

Se dezembro mantiver o ritmo visto desde outubro, o quarto trimestre poderá marcar o maior nível de emissão líquida de dívida emergente de todos os tempos, de acordo com dados do IIF.

"Colocar este quadro de emissão junto com nosso rastreamento de alta frequência dos fluxos mostra um quadro de forte recuperação, com os fluxos retornando ao seu nível mais forte desde o primeiro trimestre de 2012", disse o IIF.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.