Descrição de chapéu Cifras &

Obra vai da filosofia à economia em busca de orientações para investimentos

Sócio-fundador da Empiricus e diretor de comunicação da empresa lançam obra para novos investidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o forte fluxo de entrada de novos investidores na Bolsa de Valores observado recentemente —mais de 1 milhão só em 2020—, cresce a busca por orientações sobre como melhor investir seu dinheiro. A conjuntura de juros baixos, com a Selic em sua mínima histórica, e mercados turbulentos impulsionam o movimento.

Com lançamento previsto para o dia 25, o livro “Princípios do Estrategista” busca suprir essa demanda. A obra, assinada por Felipe Miranda, sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus, e Ricardo Mioto, diretor de comunicação da empresa, vai da filosofia à economia, passando pela física e psicologia, para orientar investidores na construção de uma estratégia.

Nessa empreitada, os autores lançam mão desde reflexões a partir de grandes nomes da economia e da filosofa, anedotas do mercado financeiro e a própria experiência de cada um.

Capa do livro 'Princípios do Estrategista - O bom investidor e o caminho para a riqueza' - cor do fundo laranja, com escritos em preto e branco
Princípios do Estrategista - O bom investidor e o caminho para a riqueza - Reprodução

Em novembro de 2019, os autores disponibilizaram o primeiro capítulo do livro na internet para comentários de leitores, em uma proposta colaborativa. Na época, o título provisório era “Investimentos para Céticos”. Apesar da mudança na capa, o texto mantém a abordagem mais leve e descontraída, na contramão do dogmatismo que caracteriza muitas obras do tipo.

O livro abre, por exemplo, com a frase: “Todos os bons investidores se parecem, mas os investidores ruins são ruins cada um à sua maneira”.

Com prefácios escritos por André Esteves, sócio-sênior do BTG Pactual, e Gilson Finkelsztain, presidente da B3, a obra é dividida em capítulos, cada um com foco em determinados problemas e suas possíveis respostas.

Apesar de a proposta principal ser apresentar o funcionamento do mercado financeiro, o público-alvo buscado abrange tanto quem começou a investir há pouco tempo quanto aqueles que já acumulam experiência na área.


Princípios do Estrategista
Autores: Felipe Miranda e Ricardo Mioto
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Preço: R$ 59,90 e R$ 29,90 (ebook)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.