Uma empresa americana pediu desculpas na quinta-feira depois de admitir que enganou os funcionários ao enviar um email com um bônus de Natal em plena crise econômica, quando na realidade se tratava de um teste de segurança virtual.
"Entendemos que alguns funcionários ficaram irritados com a tentativa de 'phishing' e consideraram que foi insensível, pelo que pedimos desculpas", afirmou um porta-voz da GoDaddy, maior empresa de registros de domínios da internet no mundo.
"Embora o teste tenha simulado tentativas reais (de ataque cibernético) que estão em andamento, precisamos melhorar e mostrar mais empatia por nossos funcionários", acrescentou a empresa que tem sede no Arizona.
Quase 500 funcionários clicaram em meados de dezembro em um email da GoDaddy que anunciava um bônus de Natal de US$ 650 e pedia que completassem um formulário com informações pessoais.
Dois dias depois, uma mensagem completamente diferente apareceu na caixa de entrada.
"Receberam este email porque não passaram em nosso recente teste de phishing", escreveu o diretor de segurança do GoDaddy, de acordo com o jornal local Copper Courier.
O phishing, muito utilizado por hackers, consiste no envio de emails se fazendo passar por interlocutores conhecidos com o objetivo de obter informações que permitam a infiltração em determinados sistemas.
A iniciativa provocou muitas críticas no momento que milhões de americanos enfrentam dificuldades pela crise econômica provocada pela pandemia.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.