Aneel cobra Equatorial Energia e diz que fará fiscalização após blecaute no Piauí

Cerca de 71 mil unidades consumidoras tiveram falhas de fornecimento, entre os dias 31 de dezembro a 3 de janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Após um blecaute atingir a região de Teresina, no Piauí, durante a virada de ano, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) disse nesta terça-feira (5) que cobrou explicações da distribuidora responsável pelo suprimento local, a Equatorial Energia, e que abrirá um processo de fiscalização.

As falhas de fornecimento, de 31 de dezembro a 3 de janeiro, impactaram cerca de 71 mil unidades consumidoras, de acordo com o órgão regulador, e vieram pouco depois de um apagão que impactou até 90% do Amapá no início de novembro, incidente que deixou parte do Estado na região Norte sem luz por mais de 20 dias.

Em comunicado, a Aneel afirmou que deu prazo até 11 de janeiro para que a Equatorial Piauí informe a quantidade de consumidores afetados, bem como os equipamentos da rede afetados pela falha e a quantidade de equipes emergenciais disponibilizadas para solucionar o problema.

Moradores protestam em Teresina após dois dias sem energia elétrica
Moradores protestaram em Teresina (PI) após dois dias sem energia elétrica - Reprodução - 3.jan.2021/TV Clube

"A Aneel utilizará tais informações em processo de fiscalização específico para a apurar a conduta da Equatorial na ocorrência", disse a agência, ao destacar que verificará a efetividade das ações para retomada do sistema e o atendimento aos consumidores.

A Equatorial informou que o fornecimento em Teresina foi completamente normalizado no dia 3, afirmou a Aneel.

A Equatorial controla a distribuição de energia no Piauí desde meados de 2018, após ter comprado a concessionária local junto à estatal Eletrobras em um leilão de privatização.

Em nota, a empresa confirmou que recebeu nesta terça um ofício da Aneel pedindo informações para subsidiar a fiscalização sobre a contingência iniciada no dia 31 de dezembro.

A distribuidora informou ainda prestará todos os esclarecimentos e informações solicitadas pelo regulador.

A Aneel também já abriu fiscalização para apurar responsabilidades pelo blecaute do Amapá. A falha teve início após a explosão em uma subestação de energia que danificou transformadores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.