Descrição de chapéu ifood inflação

Ceias fazem pedidos por app disparar no fim de ano da pandemia

Demanda por produtos como sobremesas chega a quadruplicar; procura por aves também tem forte alta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Já se sabe que o distanciamento social intensificou o uso do delivery. Mas 2020 terminou com uma mudança adicional e inesperada: o crescimento dos serviços para atender a festas de fim de ano.

No Brasil, o Natal foi a data mais requisitada. Nos dias 24 e 25 de dezembro, o iFood teve aumento de 296% em pedidos de sobremesas, doces e bolos na comparação com o mesmo período de 2019.

Outras categorias de alimentos, como massas e aves, também passaram a ser mais solicitadas por aplicativos no fim do ano.

Segundo a empresa, no período, os pedidos de itens como frangos e aves registraram aumento de 81% ante a mesma data em 2019.

Desde a Black Friday, em novembro, o iFood também tem observado aumento de pedidos em pequenos e médios restaurantes. Nessa categoria, a empresa registrou crescimento de 117% nos dias 24 e 25 de dezembro.

Na 99Food, a mudança de comportamento do cliente ajudou até no fortalecimento dos negócios. A empresa começou a operar em novembro de 2019, em Belo Horizonte, e, ao fim de 2020, estava presente em 15 estados e em 21 cidades. Em São Paulo, tem operações em São José dos Campos, Jundiaí, Sorocaba e Santos.

O diretor-executivo da 99Food, Danilo Mansano, afirma que, do período da Black Friday a dezembro, o volume de pedidos teve sequências de recordes.

“A gente percebe que o consumo do brasileiro via aplicativos era muito voltado a um momento de indulgência, com pico de pedidos no período noturno e no fim de semana” afirma Mansano. “Hoje, a gente está vendo uma transição de indulgência para alimentação mesmo.”

Os resultados de outras empresas no período indicam a mesma tendência. De 23 a 31 de dezembro, o aplicativo Rappi, que realiza entregas para lojas, restaurantes, farmácias e supermercados, teve aumento de 183% nos pedidos em comparação com o mesmo período de 2019.

O James Delivery, aplicativo de entregas da varejista alimentar GPA, também relata aumento no número total de pedidos e no número de pedidos de supermercados de 19 a 31 de dezembro, mas não detalha os dados. Só diz que foi um “triplo dígito”.

O crescimento do delivery não se restringe ao Brasil. Na Índia, os aplicativos Swiggy e Zomato receberam mais de 4.000 pedidos de entrega por minuto, segundo o canal de notícias local Times Now.

Às 18h14 de 31 de dezembro, o aplicativo Zomato recebeu 2.500 pedidos de entregas por minuto. Às 20h22, o número subiu para 4.100.

O aumento na demanda no Brasil também foi acompanhado de mais queixas.

Levantamento do Reclame Aqui, feito a pedido da Folha, aponta que em 2020 houve aumento de reclamações sobre iFood (112,06%), Rappi (62,6%), Uber Eats (6,26%), James Delivery (360,75%) e 99 Food (7.186%). As principais queixas são de demora na entrega, pedido não entregue e cobrança indevida.

Em relação ao aumento de reclamações, o iFood diz que respondeu a 99,9% delas no site Reclame Aqui e ampliou sua equipe de atendimento.

A Uber Eats diz que além de oferecer suporte próprio às reclamações de clientes, utiliza um site do governo para responder às queixas.

A 99 Food afirma oferecer atendimento 24 horas.

O James Delivery diz ter tem alto índice de resoluções no Reclame Aqui.

A empresa Rappi disse, por meio de nota, que em 2020 respondeu a 99,9% das solicitações de clientes no Reclame Aqui e ampliou em 30% a capacidade de sua central de atendimento ao cliente.

AUMENTO DE PEDIDOS

Ifood - Dias 24 e 25 de dezembro
Aumento de 296% em pedidos de sobremesas, doces e bolos
Aumento de 81% em pedidos de itens como frangos e aves
Aumento de 121% em pedidos de massas

Rappi - De 23 a 31 de dezembro
Aumento de 183% nos pedidos em comparação com 2019

99 Food
Crescimento médio de 20% nas entregas em dezembro em relação à média dos meses anteriores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.