Descrição de chapéu Cifras & Filmes

Confira oito documentários disponíveis no streaming que falam sobre economia

Filmes na Netflix e Amazon Prime abordam desde crise em 2008 até o envolvimento de empresários com a máfia nova-iorquina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre avalanche de filmes e séries disponíveis nas plataformas de streaming, documentários premiados acabam ficando perdidos no meio dos catálogos. A Folha fez uma seleção de oito longas, séries e curtas documentais que falam sobre o sistema financeiro, bilionários, máfia e desigualdades geradas por problemas econômicos. Confira:

Trabalho Interno (2010)

Vencedor do Oscar 2010, o documentário disponível na Netflix é narrado pelo ator hollywoodiano Matt Damon, e desenrola como a falência do banco de investimentos Lehman Brothers levou ao colapso do sistema financeiro em 2007-2008. Entre os entrevistados estão Christine Lagarde, George Soros e outros nomes grandes que acompanharam a quebra do mercado de perto. Disponível no Netflix.

Indústria Americana (2019)

O documentário da produtora do casal Obama em parceira com a Netflix levou a estatueta do Oscar em 2020, e mostra um bilionário chinês que investe em uma fábrica nos EUA. Usando antigas instalações da GM, contrata parte dos trabalhadores demitidos e traz chineses também. A partir daí, o longa discute contrastes e tensões entre as duas nacionalidades.

The China Hustle (2018)

O longa lembra que as manobras fraudulentas envolvendo o mercado financeiro não param.Disponível na Netflix, o documentário foi selecionado para o Festival de Cinema de Toronto em 2017, e mostra como empresas de investimentos americanas se aproveitaram da ideia do crescimento chinês para aplicar novos golpes.

Generation Wealth (2018)

A fotógrafa Lauren Greenfield mostra neste documentário, disponível na Amazon Prime, seus anos de trabalho retratando os super-ricos. Mais que um olhar curioso na vida do top 1%, o filme é uma etnografia crítica da obsessão pela riqueza, o consumismo e a ostentação que norteiam a vida dos retratados.

Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (2019)

Toritama, no agreste pernambucano, é o polo do jeans nacional. As peças são produzidas em oficinas de fundo de quintal, em jornadas de mais de 10 horas por dia. Mas, no Carnaval, a cidade para e todo o esforço do ano encontra uma pequena compensação. O longa está disponível na Netflix.

Sovdagari - O Mercador (2018)

O minidocumentário, disponível na Netflix, levou prêmio no Festival de Cinema de Sundance em 2018. O curta faz um breve retrato da pobreza no interior Geórgia, ex-URSS, e mostra um comerciante viajante que é o responsável por levar mercadorias básicas e outras quinquilharias para camponeses da região, sendo a batata a moeda de troca.

Nova York Contra a Máfia (2020)

Na sua essência, a minissérie documental da Netflix mostra como o FBI desmantelou o esquema das cinco principais famílias da máfia italiana em Nova York. A minissérie mostra a relação entre os mafiosos e a economia da cidade. No meio do caminho, os investigadores descobrem como e sob quais condições Wall Street foi erguida.f

Na Rota do Dinheiro Sujo (2018)

A série documental da Netflix desenrola casos de empresas e bilionários com nome sujo na praça. Com duas temporadas, seis episódios cada, a série detalha o processo envolvendo emissões de gases poluentes pelos carros da Volkswagen, a ligação do HSBC com cartéis de drogas do México e a lavagem de dinheiro no mercado do ouro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.