Índice de preço dos alimentos da Ceagesp fecha 2020 com alta de 15,9%

Preços de banana nanica, abóbora seca, acelga e a cavalinha foram os que mais subiram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Reflexo do impacto econômico da pandemia, os preços dos mais de 150 produtos acompanhados pelo índice Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) encerraram o ano de 2020 com alta acumulada de 15,94%.

Entre os alimentos que mais subiram de preço no entreposto, estão banana nanica (84,7%), abóbora seca (73,4%), acelga (31,1%), milho de pipoca estrangeiro (109,2%) e o peixe cavalinha (92,5%).

O índice é responsável por avaliar preços de alimentos frescos no mercado, englobando frutas, legumes, verduras, pescado e diversos (como alho, batata e ovos).

No acumulado de 2020, o setor de diversos registrou altas expressivas nos preços, com aumento de 41,09%. As frutas e legumes fecharam o ano com alta de 18,48% e 17,71%, respectivamente.

O único setor que fechou o ano em baixa foi o de verduras, com queda de 2,51%.

Movimento da Ceagesp durante a quarentena - Marlene Bergamo - 27.mar.2020/Folhapress

​Segundo o Ceagesp, a variação nos preços foi puxada por perdas e inconstância na produção, além da demanda irregular devido ao distanciamento social. A alta começou a ser sentida, principalmente, a partir do segundo semestre, quando houve flexibilixação das medidas de restrição.

A demanda por alimentos no Ceagesp retornou de forma gradual com a volta do funcionamento de bares e restaurantes, mas não foi capaz de atingir os mesmos níveis de 2019.

A tendência para o primeiro trimestre de 2021, diz o entreposto, é que as lavouras sejam afetadas negativamente pelas chuvas e alta temperatura do período. Culturas mais sensíveis, como verduras e legumes, podem sofrer mais com as oscilações do clima.

O setor de diversos, por ter acumulado forte alta nos últimos três meses, poderá apresentar queda ou estabilidade nos preços. Já as frutas podem ter boa oferta e preços reduzidos em relação ao ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.