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Lições de gestão de Bezos vão de horas de sono a formato de reuniões; veja conselhos

Executivo comandou Amazon por quase três decádas

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The Wall Street Journal

​Preocupar-se obsessivamente com o cliente, ignorar o mercado de ações e saber a diferença entre bons e maus fracassos estão entre as máximas de liderança do comandante da Amazon.

Ao construir uma das maiores e mais influentes companhias do planeta, Jeff Bezos desenvolveu um espírito de liderança único —sobre o qual ele discorreu frequentemente em suas cartas anuais aos acionistas da companhia, em entrevistas e em outros escritos.

Os princípios de gestão que ele adotou nas quase três décadas que passou ao leme da Amazon tratam de quase todos os assuntos, da necessidade de repouso (durma oito horas por noite) ao melhor horário para reuniões (nunca antes das 10h).

O traço comum em suas máximas é a ênfase em manter uma inovação implacável, filosofia que alimentou o domínio da Amazon sobre múltiplos setores e a cultura de trabalho agressiva adotada na empresa.

Abaixo, algumas de suas lições de liderança mais influentes, e outros conselhos úteis.

Jeff Bezos anunciou que deixará o dia a dia da Amazon - Jim Watson - 31.jan.2021/AFP
  • Tome poucas decisões, mas sempre decisões de alta qualidade

Bezos diz que gosta de se deitar cedo, acordar cedo, e de marcar reuniões “de alto QI” para antes do almoço, tudo isso a serviço de tomar algumas poucas decisões claras e inteligentes a cada dia, ele disse em uma palestra no Economic Club of Washington em 2018. “Se eu tomar três boas decisões por dia, isso é o bastante”, disse Bezos. “Mas elas devem ter a melhor qualidade que eu puder oferecer”.

  • Preocupe-se obsessivamente com o cliente

Bezos frequentemente atribui o sucesso da Amazon à obsessão da companhia por dar ao cliente o que este deseja. Desde os primeiros dias da Amazon, ele mantinha uma cadeira vazia nas reuniões para levar os executivos a pensar sobre a maneira pela qual suas decisões afetariam os clientes, contou Bezos na conversa com o Economic Club of Washington. E quando ele começou a considerar a expansão do negócio para além dos livros e música, Bezos enviou um email a um grupo de mil clientes da Amazon selecionados aleatoriamente e perguntou o que eles gostariam de comprar no site. Com base em suas respostas, sua conclusão foi a de que seria possível vender quase qualquer coisa na internet – o que foi exatamente o que ele fez.

  • Inove. E depois inove ainda mais.

A Amazon foi classificada como a companhia mais bem dirigida nos Estados Unidos em 2019, em um levantamento do Drucker Institute, uma organização de pesquisa cujo foco é a liderança, na Claremont Graduate University, da Califórnia. Um fator que ajudou a Amazon a destronar a Apple foi o intenso foco da companhia em inovação. Como constataram os pesquisadores do Drucker, a Amazon superou diversas outras empresas em número de patentes solicitadas, marcas registradas e investimento em pesquisa e desenvolvimento. A companhia abandona pedidos de patentes em ritmo mais acelerado do que outras empresas, um sinal de seu compromisso de deixar para trás as tecnologias obsoletas. O nome de Bezos consta de dezenas de patentes da Amazon.

“Se você fizer a coisa do jeito certo, poucos anos depois de uma invenção surpreendente aquilo que era novidade se torna normal. As pessoas bocejam. E esse bocejo é o maior cumprimento que um inventor pode receber”, escreveu Bezos aos empregados da Amazon na terça-feira, se referindo a inovações da empresa como as resenhas de produtos por compradores, a assistente digital Alexa e as compras com um clique só.

  • Aprecie o fracasso

O fracasso e a inovação são inseparáveis, disse Bezos, apontando que existe uma diferença entre o bom fracasso e o mau fracasso. “Se nós construímos um novo centro de entregas e o resultado é desastroso, isso será prova de má execução”, escreveu Bezos em “Invent and Wander: The Collected Writings of Jeff Bezos”. Mas “se estamos desenvolvendo um novo produto ou serviço ou realizando uma experiência nova, e a coisa não funciona, isso é OK. Esse é um bom fracasso”.

  • A maioria das reuniões é inútil. Torne-as úteis.

Bezos é muito conhecido por sua insistência em que reuniões sejam produtivas. Para facilitar que isso aconteça, ele requer que as pessoas que vão falar escrevam um memorando com no máximo seis páginas, que é distribuído aos presentes e lido em silêncio por todos os participantes no início da reunião. Bezos elogiou a ideia do memorando em uma de suas cartas aos investidores: “Alguns desses memorandos têm a clareza do canto dos anjos”, ele escreveu. “São brilhantes, ponderados e encaminham a reunião a uma discussão de alta qualidade”. Empregados da companhia dizem que dedicam semanas a aperfeiçoar seus memorandos, um processo que aguça as ideias e melhora a discussão e a tomada de decisões.

  • Ignore o mercado de ações

O foco nas oscilações diárias das ações da companhia é um caminho para a derrota, ou no mínimo um desperdício de energia, disse Bezos no Economic Club em 2018. Ele afirmou que repete a mesma coisa há décadas para seus empregados: “Quando uma ação sobe 30% em um mês, não se sinta 30% mais inteligente, porque quando ela cair 30% em um mês não vai ser tão agradável se sentir 30% mais burro – e isso sempre acontece”, ele disse. “Não perca tempo algum pensando sobre o preço diário das ações. Eu nunca o faço”.

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