Powell diz que versão digital do dólar pode exigir aprovação do Congresso

Banco Central dos EUA quer avançar com a moeda digital neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

O presidente do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA), Jerome Powell, disse nesta quarta-feira (24) que pode ser necessária alguma forma de autorização do Congresso para que prossiga com qualquer desenvolvimento e lançamento de uma versão digital do dólar norte-americano.

O Fed espera que este ano seja importante para avançar com a moeda digital dos EUA, disse Powell ao ser questionado por um parlamentar durante depoimento no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

Jerome Powell, presidente do Fed, banco central norte-americano, durante entrevista coletica em Washington, DC - Eric Baradat - 27.jan.2020/AFP

O Fed e várias outras autoridades monetárias e governos no mundo estão trabalhando para desenvolver versões digitais de suas moedas fiduciárias, em parte como resposta ao rápido crescimento de alternativas como o bitcoin.

Powell disse que o Fed neste ano analisará a política "desafiadora" e questões técnicas associadas a uma versão digital, assunto que se torna mais complexo pelo status do dólar como moeda de reserva mundial.

O Fed tomará cuidado para que suas ações não prejudiquem o funcionamento dos principais mercados negociados amplamente em dólares, disse ele.

Três anos para atingir meta de inflação

Powell também afirmou que pode levar mais de três anos para atingir as metas de inflação do Federal Reserve, em mais um sinal de que banco central dos EUA planeja relevar qualquer salto de preços pós-pandemia e deixar os juros inalterados por muito tempo.

"Estamos apenas sendo honestos sobre o desafio", disse Powell ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, quando questionado sobre as projeções do Fed de que a inflação permanecerá igual ou abaixo da meta de 2% do banco central até 2023.

O Fed tem dito que não aumentará os juros até que a inflação ultrapasse 2% e "acreditamos que podemos fazer isso, acreditamos que vamos fazer isso. Pode levar mais de três anos"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.