Descrição de chapéu Folhajus pantanal

Após recurso do Ibama, Justiça fixa prazo de 60 dias para que MT se integre ao sistema nacional de madeira

Caso não cumpra, venda de madeira será bloqueada; governo estadual diz que decisão "contempla as necessidades"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manaus

Após recurso do Ibama, a Justiça Federal fixou um prazo “improrrogável" de 60 dias para que o governo de Mato Grosso faça a integração ao Sinaflor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais). Caso não cumpra, os produtos de madeira nativa do estado terão a comercialização bloqueada.

Em dezembro, o Ibama havia dado um ultimato de 90 dias para que Mato Grosso e Pará fizessem a integração dos seus sistemas estaduais com o Sinaflor, medida prevista desde o Código Florestal, de 2012. O período venceu em 22 de março, mas os dois estados conseguiram evitar o bloqueio da comercialização por meio de liminares.

Agente do Ibama faz análises em restos de árvores para garantir a origem de toras presentes em serrarias e dar apoio às ações de combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeira na região de Colniza (1.080 km de Cuiabá), em foto de 2017
Agente do Ibama faz análises em restos de árvores para garantir a origem de toras presentes em serrarias e dar apoio às ações de combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeira na região de Colniza (1.080 km de Cuiabá), em foto de 2017 - Rodrigo Vargas/Folhapress

Em nota, a Sema (Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso) afirma que o prazo de 60 dias "contempla as necessidades, visto que o órgão ambiental estadual estava em fase adiantada de integração ao sistema Sinaflor”.

Na semana passada, o Ibama também recorreu da liminar da Justiça Federal favorável ao estado do Pará que desbloqueou a venda de madeira, mas ainda não houve nova decisão.

Campeões de desmatamento e de produção de madeira nativa, Pará e Mato Grosso são os dois únicos estados do país não integrados ao Sinaflor. Essa falta de integração tem dificultado a fiscalização federal da extração ilegal.

Mato Grosso é o maior produtor de madeira nativa do Brasil. Quase toda a produção vai para o Sudeste e Sul, onde tem sido usada principalmente na construção civil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.