Autoridade do Canal de Suez considera desconto para embarcações afetadas por navio encalhado

Porta-contâineres Ever Given está atravessado na via de comércio marítimo, causando prejuízos bilionários

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Brasília e Cairo | Reuters

A SCA (Autoridade do Canal de Suez, na sigla em inglês) afirmou estar considerando oferecer descontos para embarcações que estejam sendo afetadas pelo bloqueio causado por um navio encalhado.

O Ever Given, porta-contâineres de 400 metros de comprimento, está entalado na via marítima de comércio, uma das mais movimentadas do mundo, desde quarta-feira (24).

O presidente da SCA, Osama Rabie, afirmou em entrevista à TV Al Arabiya que o canal está perdendo entre US$ 13 e US$14 milhões por dia após o fechamento do tráfego de navios.

Ele também disse acreditar que as investigações vão demonstrar que o canal não foi o responsável pelo incidente.

Navio de carga visto de cima, está na diagonal em um canal estreito de água azul
Imagem de satélite mostra o navio Ever Given, preso no Canal de Suez desde quarta-feira (24) - Maxar Technologies/AFP

Segundo a autoridade do canal, 369 embarcações esperam para atravessar o caminho, que liga o Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho.

As perdas do comércio mundial são estimadas entre US$6 e US$10 bilhões (R$34 bilhões a R$57 bilhões, aproximadamente, de acordo com relatório da seguradora Allianz publicado na sexta-feira.

Enquanto isso, uma equipe de resgate busca desencalhar o navio e aposta na alta da maré para ajudar os rebocadores que trabalham retirando terra. Na mesma entrevista, Rabie afirmou que há um indicativo positivo: o navio se moveu "30 graus para a direita e a esquerda" pela primeira vez desde o incidente.

Isso elevou o otimismo da equipe de que seria possível retirar o Ever Given ainda nesta semana.

George Safwat, porta-voz da SCA, informou que 27.000 metros cúbicos de areia já foram retirados, a uma profundidade de 18 metros.

Mas há complicadores: a equipe de resgate composta pela SCA e a empresa holandesa Smit Salvage têm avaliado quanto se pode puxar o enorme navio sem danificá-lo e se será preciso retirar parte da carga para que ele possa flutuar novamente.

Segundo especialistas, esse processo seria complexo e demorado. Rabie afirmou esperar que ele não fosse necessário, mas que o Egito está aberto a ofertas de ajuda internacional caso seja preciso fazer uma mudança de planos.

Um tanque de lastro do navio foi danificado, e o Ever Given terá que ser examinado após a retirada, duas pessoas envolvidas no caso disseram à Reuters.

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