Banco da Inglaterra homenageia pai da computação Alan Turing em nova nota de 50 libras

Matemático teria cometido suicídio após ser condenado por homossexualidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

O Banco da Inglaterra (Banco Central do Reino Unido) homenageará o matemático e pai da computação Alan Turing em sua nova nota de 50 libras (R$ 390).

O desenho da nova cédula foi divulgado nesta quinta-feira (25) pelo banco. Turing ajudou a Grã-Bretanha a vencer a Segunda Guerra Mundial com suas habilidades de decifrar códigos, mas teve um final trágico. Em 1952, ele foi acusado de "indecência" por ter feito sexo com outro homem. Para escapar da prisão, optou pela terapia hormonal e, em dois anos, morreu após um suposto suicídio.

Além do rosto de Turing, a nova nota de 50 libras apresenta fórmulas matemáticas de um artigo de 1936 —que lançou as bases para a ciência da computação moderna— e desenhos técnicos para as máquinas usadas para decifrar o código Enigma.

Banco da Inglaterra divulga cédula que homenageia Alan Turing
Banco da Inglaterra divulga cédula que homenageia Alan Turing - Reuters

A cédula também traz uma citação de Turing sobre a ascensão da inteligência da máquina: "Isso é apenas um antegozo do que está por vir, e apenas a sombra do que vai ser".

Turing baseou-se no trabalho de matemáticos poloneses que descobriram como ler o código Enigma da Alemanha, encontrando uma maneira de quebrar a segurança do código nazista.

O trabalho de Turing levou à descriptografia das comunicações navais alemãs que ajudaram os comboios aliados a evitar os submarinos e foram fundamentais na Batalha do Atlântico.

Em 1952, porém, Turing foi condenado por fazer sexo com um homem e foi submetido à castração química com injeções de hormônios femininos para evitar a prisão. Ele perdeu seu certificado de segurança para trabalhar com a agência de espionagem britânica GCHQ.

O sexo homossexual era ilegal na Grã-Bretanha até 1967.

O matemático usou cianeto para se matar em 1954, aos 41 anos, de acordo com um inquérito na época. Ele recebeu um perdão real da Rainha Elizabeth 2ª em 2013 pela condenação criminal que precedeu sua morte.

A história foi contada no filme vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado "Jogo da Imitação" (2014), no qual Benedict Cumberbatch interpreta Turing.

Alan Turing estampará nova cédula de 50 libras
Alan Turing estampará nova cédula de 50 libras - Bank of England/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.