Bancos limitarão atendimento em cidades que anteciparam feriados

Agências terão triagem e controle de entrada, recebendo apenas casos excepcionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) comunicou nesta segunda-feira (22) que o atendimento presencial dos bancos terá caráter excepcional durante os feriados antecipados.

Cidades como São Paulo e as do ABC paulista decidiram antecipar feriados municipais para provocar uma redução no número de pessoas circulando pelas ruas com o objetivo de reduzir a velocidade de novas contaminações pelo coronavírus.

Idosa entra em agência da Caixa Econômica Federal na rua das Palmeiras, em Santa Cecília, na região central de São Paulo
Agência da Caixa Econômica Federal na rua das Palmeiras, em Santa Cecília, na região central de São Paulo; durante feriado antecipado, atendimento presencial nos bancos será excepcional - Samuel Costa/Folhapress

As agências bancárias irão receber os clientes mediante triagem, como adoção de protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos.

"Sensíveis ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e atentos às necessárias medidas de prevenção, os bancos, visando contribuir com o poder público, irão dar prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social", diz nota da Febraban.

A recomendação do setor é que clientes façam suas atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.

As datas de vencimento de contas, boletos e tributos estão mantidas.

"Os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central", diz a entidade.

Todas poderão ser pagas pelos canais digitais ou nos caixas automáticos, sem a necessidade de deslocamento às agências bancárias.

A prefeitura de São Paulo adiantou os próximos cinco feriados a partir de sexta-feira (26). Serão antecipados os dois feriados municipais de 2021 e outros três de 2022. Assim, o recesso começa na sexta (26), continua nos dias 29, 30, 31 de março e 1º de abril, e junta-se ao feriado da Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa). Segundo Covas, a medida vai forçar a cidade a ficar sem dias úteis por dez dias.

Os feriados são os de Corpus Christi (3 de junho), Consciência Negra (20 de novembro) e o aniversário da cidade (25 de janeiro).

Segundo o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os feriados municipais serão antecipados para o período entre a próxima segunda-feira (29) e a quinta-feira (1º de abril). Com isso, a região ficará sem dias úteis entre 27 de março e 4 de abril, já que haverá emenda com dois fins de semana e com o feriado nacional da Sexta-Feira Santa, no dia 2 de abril.

A medida será adotada em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.