'Gabi da FGV' atrai marketing de empresas nas redes sociais

Mais de 30 marcas se pronunciam sobre 'gincana' para surfar popularidade do meme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de 30 empresas já aproveitaram a popularidade dos memes da gincana de calouros da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas de São Paulo) para garantir a exposição de suas marcas nas redes sociais.

Empresas como Amazon, Scania, Seara e Havaianas interagem desde quinta-feira (25) com o perfil de "Gabi da AE4", a estudante que ficou conhecida por angariar apoio de figuras públicas como Sergio Moro, Xuxa, Angelica e Rubinho Barrichello para sua classe em uma competição universitária.

Logo da Amazon; a inteligência artificial Alexa diz torcer para a AE4
Logo da Amazon; a inteligência artificial Alexa diz torcer para a AE4 - Reuters

A gincana, que não passou de um mal-entendido, viralizou na internet nesta quinta. Calouros solicitaram vídeos a celebridades, mas o pedido da organização era para que as turmas pedissem apoio de pessoas famosas da torcida da FGV.

Uma estudante chamada Gabi conseguiu o maior número de figuras públicas, e logo as empresas começaram a se relacionar com seu perfil nas redes sociais, uma estratégia de marketing que visa a participação nas conversas públicas.

A Alexa, inteligência artificial da Amazon, passou a responder a todos os usuários que, "a pedido da Gabi, fecha com a AE4". A Amazon, que vende o assistente doméstico, publicou um vídeo em suas redes sociais.

"No Brasil, já fizemos diversas interações com artistas, entramos em campanhas como a da conscientização sobre síndrome do burnout, e há várias perguntas que o cliente pode fazer à Alexa que são apenas para divertir. A Alexa imita o Silvio Santos, o Chaves, Faustão, acompanha o BBB, entre outras muitas interações bem humoradas", diz Tiago Maranhão, gerente editorial para Alexa.

Empresas de comida, de veículos e de cuidados pessoais, além de marcas televisivas e até bancos, também entraram na campanha pela turma de Gabi.

Scania:

Renault:

Rexona:

Adobe:

Club Social:

Guaraná Antártica:

Kibon:

Axe:

A estudante que trouxe a história à tona por meio das redes sociais solicitou que empresas que queiram participar ajudem com doações ao fundo de bolsas da faculdade.

Abaixo, o vídeo em que ela mostra todos os políticos e artistas que se pronunciaram, como Ana Maria Braga, Guilherme Boulos, Xuxa, Sergio Moro, Rodrigo Maia, Taís Araújo e Maitê Proença:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.