Descrição de chapéu Banco do Brasil

Governo formaliza indicação de Fausto Ribeiro para presidir Banco do Brasil

Ministério da Economia também enivou os nome de três novos membros para o conselho do BB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O Banco do Brasil comunicou nesta segunda-feira (29) que o Ministério da Economia encaminhou para análise e manifestação do Corem (Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade) do banco o processo de indicação de Fausto Ribeiro para presidir a instituição financeira.

Em fato relevante, o banco afirmou que o Corem irá se reunir para avaliar a indicação.

O governo federal anunciou a indicação de Fausto Ribeiro para ser o próximo presidente-executivo do BB no último dia 18, após o atual mandatário, André Brandão, ter renunciado ao cargo. Ribeiro foi também indicado pelo ministério para ser o novo presidente do conselho do banco.

Ribeiro, funcionário de carreira no BB desde 1988, será o terceiro presidente do banco em cerca de seis meses, com Brandão finalmente sucumbindo ao desgaste com o presidente Jair Bolsonaro após o anúncio em janeiro de um plano da instituição que incluía demissões e fechamento de agências.

Fausto de Andrade Ribeiro, presidente da BB Consórcios, assumirá comando do Banco do Brasil - Linkedin/Reprodução

CONSELHO

O governo indicou três novos membros para o conselho de administração do BB: os ex-executivos do banco Aramis de Andrade e Walter Ribeiro, além de Iêda Cagni, atual secretária-geral de Administração da Advocacia-Geral da União.

Eles devem substituir conselheiros de saída do banco, entre eles o presidente do colegiado, Hélio Magalhaes. Também não entraram na lista do governo José Monforte e Fabio Barbosa.

As indicações contrastam com a ideia do ministro da Economoia, Paulo Guedes, de nomear membros independentes para companhias de controle estatal, com experiência fora do governo.

Magalhães, por exemplo, havia comandado unidades do Citigroup e da American Express.

A eleição dos novos membros está prevista para assembleia geral ordinária do BB, agendada para 28 de abril, conforme edital de convocação divulgado nesta segunda-feira.

As ações do BB recuavam 0,6% às 12h48, enquanto o Ibovespa mostrava baixa de 0,2%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.