Grandes marcas são cobradas a socorrer 'setor falido' da moda

Ativistas cobram que varejistas com lucro em 2020 criem um fundo de indenizações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Naimul Karim
Daca (Bangladesh) | Reuters

As grifes de moda deveriam consertar seu "setor falido" fazendo com que milhões de trabalhadores atingidos pela pandemia recebam seus salários integrais e garantindo indenizações se vagas forem cortadas, disse uma coalizão de mais de 200 grupos de ativistas nesta segunda-feira (15).

A campanha #PayYourWorkers afirma que marcas e varejistas que tiveram lucro em 2020, como Nike, Amazon e Next, poderiam impedir que os fabricantes de roupas "passem fome" e criar um fundo de indenizações pagando aos fabricantes o equivalente a dez centavos de dólar a mais por camiseta.

"Este é o mínimo que as marcas deveriam fazer rumo a salários básicos, o que deve se tornar o padrão de uma recuperação pós-pandemia", disse Ineke Zeldenrust, da Clean Clothes Campaign, que integra a coalizão. "Esta proposta é alcançável".

Funcionários trabalham no Centro de distribuição  da C&A
Funcionários trabalham no Centro de distribuição da C&A; ativistas cobram que grandes marcas criem fundo de indenizações - Eduardo Knapp - 29.set.2020/Folhapress

Embora os fabricantes de alguns países de fato paguem indenizações aos trabalhadores se estes perderem o emprego, proprietários de fábricas muitas vezes são pressionados quando uma marca cancela encomendas subitamente, o que acaba afetando o trabalhador, dizem pesquisadores.

Grifes de moda cancelaram encomendas de bilhões de dólares nos três primeiros meses da pandemia, já que a Covid-19 fechou lojas de todo o mundo, levando a perdas salariais estimadas em ao menos US$ 3,2 bilhões (R$ 18 bilhões).

Embora as encomendas tenham crescido na segunda metade de 2020, algumas marcas ocidentais exigiram cortes de preços e pagamentos atrasados de fornecedores desesperados por qualquer encomenda para sobreviver, disseram ativistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.