Integração entre tecnologia, produto, e operações será maior desafio, diz novo presidente da XP

Thiago Maffra assumirá a gestão da companhia em 12 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A transformação digital em um modelo que integre tecnologia, produto, design e operações será o maior desafio da XP para os próximos anos, disse Thiago Maffra, nomeado para substituir Guilherme Benchimol na presidência da companhia em 12 de maio.

Em carta enviada a funcionários neste domingo (14), o atual diretor-executivo de tecnologia da XP reiterou o foco na jornada do cliente e afirmou que a missão da companhia será a de intensificar a transformação do mercado financeiro, consolidando-se no mundo dos investimentos e avançando para outros serviços –como conta digital, cartão de crédito, crédito e seguros.

“Estou certo que seremos a maior empresa financeira do Brasil nos próximos anos. Primeiro, transformaremos o ecossistema financeiro brasileiro e, depois, quem sabe, conquistaremos novos territórios”, disse Mafra.

Da esquerda para a direita: Thiago Maffra, diretor-executivo de tecnologia da XP e Guilherme Benchimol, sócio-fundador da companhia
Da esquerda para a direita: Thiago Maffra, diretor-executivo de tecnologia da XP e Guilherme Benchimol, sócio-fundador da companhia - Vivian Koblnsky/Divulgação

Até o momento, a empresa tem 1% de participação da receita total do sistema financeiro, de aproximadamente R$ 770 bilhões. Segundo Maffra, isso mostra uma grande oportunidade pela frente.

“Podem ter certeza, não descansaremos enquanto não tivermos transformado o mercado financeiro completamente. Eu não tenho a menor dúvida de que chegaremos lá”, afirmou em carta.

O executivo diz, ainda, que será um caminho difícil e que, para tanto, será preciso dedicação e abdicação de recompensas de curto prazo em busca de um retorno maior mais à frente.

“É preciso ter resiliência, pois certamente iremos errar algumas vezes ao longo do caminho, saber dividir o nosso sonho e ter as pessoas certas ao nosso lado. Ninguém constrói nada grandioso sozinho, e precisamos ter certeza que temos as mentes mais brilhantes conosco para realmente atingirmos os nossos grandes objetivos”, afirmou.

Intitulada como “Construindo juntos o futuro da XP”, a carta também conta a história pessoal de Maffra. Nascido em Minas Gerais e criado em Itapevi, na grande São Paulo, o executivo fez seu período escolar em São Roque –lugar onde, ressalta, será a nova sede da companhia– e cursou faculdade no Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).

Thiago Maffra ingressou na XP em 2015 e liderou a transformação digital da empresa nos últimos três anos. Seu objetivo agora, como presidente da companhia, será o de acelerar esse processo.

O executivo iniciou a sua carreira na mesa de operações e passou a focar sua atuação no setor de tecnologia após seu MBA pela Columbia Business School, nos Estados Unidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.