Descrição de chapéu petrobras

Petrobras recebe indicação do acionista do Banco Clássico para vaga no conselho

Banco indicou o advogado Leonardo Pietro Antonelli, que renunciou ao colegiado na semana passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A Petrobras informou que recebeu correspondência de fundos de investimentos administrados por seu acionista Banco Clássico, que indicaram o advogado Leonardo Pietro Antonelli para vaga na nova formação do conselho de administração da estatal.

O Banco Clássico detém participação acionária suficiente para incluir candidatos no boletim de voto da assembleia de acionistas que a Petrobras realizará para eleger seu conselho, acrescentou a companhia, em comunicado à imprensa.

sede da Petrobras
A Petrobras informou que recebeu indicação do advogado Leonardo Pietro Antonelli para vaga na nova formação do conselho de administração da estatal - REUTERS/Sergio Moraes

Antonelli era conselheiro da Petrobras, eleito em assembleia realizada em julho de 2020, mas renunciou ao posto na semana passada, em meio à saída de outros membros do colegiado.

A Petrobras deverá agendar em breve assembleia para definir um novo conselho, após o governo do presidente Jair Bolsonaro ter decidido indicar o general da reserva Joaquim Silva e Luna para assumir a presidência da estatal e uma vaga no colegiado.

Ele substituirá o atual presidente, Roberto Castello Branco, que também é conselheiro atualmente e tem mandato até 20 de março em ambas posições.

Após o anúncio de mudança no comando da estatal, cinco membros do conselho da Petrobras informaram que não pretendiam seguir no cargo, com ao menos um deles associando a decisão diretamente à substituição de Castello Branco.

A saída do atual presidente da Petrobras vem após queixas de Bolsonaro sobre a política da estatal para os preços dos combustíveis.

Na segunda-feira, o governo oficializou a indicação de cinco nomes para o conselho da petroleira: Joaquim Silva e Luna, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, esta última apontada pelo Ministério da Economia. A União ainda pode realizar mais duas indicações.

Na semana passada, a Petrobras havia informado a renúncia de João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha, todos indicados pelo governo para as cadeiras no conselho, além de Leonardo Pietro Antonelli.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.