Sistemas de piloto automático elevam riscos de colisões, diz estudo nos EUA

Segundo instituto, motoristas ficam mais propensos a ultrapassar velocidade permitida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Sistemas de controle de velocidade de cruzeiro (ACC, na sigla em inglês), que controlam velocidade e frenagem em veículos, aumentam o risco de colisões porque a tecnologia tende a fazer os usuários a selecionarem velocidades maiores, afirma estudo realizado nos Estados Unidos e divulgado nesta quinta-feira (11).

O IIHS (Instituto de Seguros para Segurança em Estradas dos EUA) descobriu que motoristas que utilizam o ACC ficam mais propensos a selecionar uma velocidade acima do limite das rodovias pela percepção de que o sistema melhora a segurança deles.

Funcionário trabalha em linha de produção na China - Yuan Liwei - 9.dez.2020/Xinhua

A pesquisa concluiu que os motoristas que usam a tecnologia tiveram um risco de colisão fatal 10% mais alto que os motoristas que não utilizam ACC.

"O ACC tem alguns benefícios de segurança, mas é importante considerar como os motoristas podem anular isso ao usarem o sistema de forma inadequada", afirmou Sam Monfort, chefe da equipe que conduziu a pesquisa.

O levantamento analisou 40 motoristas durante um período de quatro semanas que dirigiram um Range Rover Evoque 2016 ou um Volvo S90 2017. O risco foi calculado com base em análise estatística, e não por meio de colisões reais.

Os autores afirmam que mais pesquisa é necessária para determinar se o risco de se estar a velocidades acima do permitido pode ser compensado pelo tempo mais rápido de reação do ACC no acionamento do freio.

A tecnologia semiautônoma é parte de um conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista disponível em carros mais novos. Enquanto alguns como acionamento automático de freios e detecção em pontos cegos já provaram seus benefícios, outros recursos como detecção de pedestres ainda estão na sua infância de desenvolvimento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.