Casa Branca diz que imposto sobre ganhos de capital atingirá 0,3% dos contribuintes

A elevação de tributos aplica-se apenas a cerca de 500 mil famílias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andrea Shalal Trevor Hunnicutt
Washington | Reuters

A proposta do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de aumento de impostos sobre ganhos de capital afetará apenas 0,3% dos contribuintes dos país, afirmou um assessor econômico de alto escalão nesta segunda-feira (26).

Biden deve, ainda nesta semana, propor quase dobrar tributos sobre ganhos de capital, a 39,6%, para pessoas que ganham mais de US$ 1 milhão, informou a Reuters, no que seria a maior elevação de impostos sobre ganhos de investimento desde os anos 1920.

A elevação de tributos, a ser anunciada em breve, irá tratar ganhos de investimento como remunerações para indivíduos com rendimentos elevados e aplica-se apenas a cerca de 500 mil famílias, de acordo com Brian Deese, que dirige o Conselho Econômico Nacional, o qual assessora o presidente norte-americano sobre políticas econômicas.

"Precisamos fazer algo para equalizar a tributação do trabalho e da riqueza neste país", disse Deese a repórteres. "E é por isso que as reformas que o presidente vai apresentar se concentram nessa faixa de pessoas de alta renda."

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que anunciou recentemente um plano ambicioso de infraestrutura e aumento de impostos - Jonathan Ernst - 23.abr.21/Reuters

Ele afirmou não haver evidências acerca de um impacto significativo dessas taxas de tributos sobre ganhos de capital em investimentos no longo prazo.

Ainda assim, gestores de fortunas já começaram a aconselhar clientes sobre estratégias para evitar serem alvos desses novos tributos, cuja proposta ainda precisará ser aprovada por um Congresso dividido.

A expectativa é de que o processo político e a oposição generalizada de grupos empresariais impliquem um tributo menor do que o proposto pela Casa Branca.

Atualmente, indivíduos que ganham mais de US$ 200 mil pagam um imposto sobre ganhos de capital de cerca de 23,8%, incluindo o tributo de investimento líquido de 3,8%, que ajuda a financiar o programa conhecido como Obamacare.

De acordo com o novo plano, os norte-americanos ricos poderão enfrentar uma taxa de imposto federal geral sobre ganhos de capital de 43,4%, incluindo o imposto Obamacare.

Para alguns norte-americanos que vivem nos estados de Nova York e da Califórnia, a taxa de imposto sobre ganhos de capital total pode exceder 50%, à medida que as alíquotas estaduais são incluídas, de acordo com a Tax Foundation.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.