China ultrapassa EUA como principal destino de investimento, diz OCDE

Volume de recursos caiu para o menor nível em 15 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

O investimento estrangeiro direto caiu para o seu menor nível em 15 anos no ano passado e a China, uma das poucas grandes economias a alcançar crescimento, ultrapassou os Estados Unidos como principal destino de investimento estrangeiro, mostraram dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nesta sexta-feira (30).

À medida que o coronavírus causava estragos na economia mundial, os fluxos globais de investimento estrangeiro direto caíram 38% em 2020, para 846 bilhões de dólares, o nível mais baixo desde 2005, de acordo com a OCDE com sede em Paris.

Isso representa apenas 1% do PIB (Produto Interno Bruto) global, nível não visto desde 1999.

Painel da Bolsa de Valores em São Paulo - Cris Faga - 4.mar.21/Folhapress

Uma recuperação nas atividades de fusões e aquisições transfronteiriças no final de 2020 até agora, neste ano, pode alimentar uma recuperação do investimento estrangeiro direto em 2021, disse a OCDE.

A China ultrapassou os Estados Unidos no ano passado como principal destino de investimento estrangeiro, enquanto grandes regiões do país eram fechadas devido à pandemia.

Índia e Luxemburgo, onde muitas empresas-fantasmas estão legalmente registradas, seguem como os principais destinos de entrada, informou a OCDE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.