Descrição de chapéu Startups & Fintechs Itaú

Cubo e BID buscam startups do Norte e Nordeste em programa de apoio

Inscrições começam nesta terça-feira (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O centro de empreendedorismo Cubo Itaú e o BID Lab (laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento) lançam nesta terça-feira (27) inscrições para programa que apoia startups de impacto social do Norte e do Nordeste.

Serão selecionadas 15 empresas para o programa, que recebeu o nome de BID ao Cubo, e busca desenvolver tecnologias que possam melhorar a vida de populações vulneráveis na América Latina.

São esperados negócios que já estejam em funcionamento e precisem de apoio para ganhar escala e conseguir investimento.

As empresas passarão por um programa de dois meses que terá consultorias, orientações com executivos e reuniões com potenciais investidores e parceiros de negócios.

Cubo, do Itaú, na Vila olímpia, em São Paulo
Cubo, espaço de empreendedorismo do Itaú, na Vila olímpia, em São Paulo - Celso Doni 11.dez.2018/divulgação

Renata Zanuto, co-diretora do Cubo, diz que o setor de tecnologia no Brasil e os investimentos nas startups estão muito concentrados em São Paulo. A capital paulista atrai empresários de todas as regiões, que querem estar mais perto de investidores, entidades de apoio e outras startups, afirma.

Segundo Zanuto, a digitalização no trabalho e nos negócios aceleradas pela pandemia favoreceu conexões que acontecem à distância, permitindo o avanço de mais iniciativas de apoio para outras regiões. O Cubo tem intenção de expandir atividades para mais países da América Latina além do Brasil.

Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, diz que fortalecer a diversidade regional nos negócios beneficia todo o segmento de startups, promove troca de aprendizados e melhora os índices de desenvolvimento dos locais em que estão os empresários apoiados.

A primeira edição do programa, em caráter piloto, contou com dez startups no final de 2020.

Uma das participantes, a startup Kinvo, dona de sistema para ajudar investidores a acompanhar suas aplicações, foi vendida por R$ 72 milhões para o BTG Pactual em março.

Em abril, o Google anunciou que a Prol Educa, também apoiada pelo BID ao Cubo e que ajuda estudantes a conseguirem bolsas de estudo, seria uma das oito investidas pelo Black Founders Fund, fundo que apoia negócios de empresários negros.

As inscrições serão recebidas pelo site bidaocubo.cubo.network/norte-nordeste.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.