A investidora de marcas de varejo com ênfase no comércio eletrônico Merama anunciou nesta quarta-feira (28) que recebeu um investimento de US$ 160 milhões (cerca de R$ 864 milhões).
Criada em dezembro de 2020, a Merama compra o controle de marcas menores de varejo de segmentos como esportes, cosméticos, eletrônicos, pet e bebê. Em seguida, injeta capital para escalar os negócios, conectando-os a grandes marketplaces como Mercado Livre, Amazon, B2W, Magazine Luiza e Via Varejo.
"Assim, conseguimos expandir canais de venda, otimizar marketing digital e dos custos e obter sinergias operacionais com automatização de processos e padronização de fornecedores", disse à Reuters Guilherme Nosralla, cofundador da Merama.
Os sócios do negócio estimam que em conjunto as marcas do grupo venderão cerca de US$ 100 milhões neste ano, um crescimento de 50% sobre 2020, em bases comparáveis.
Com sedes em São Paulo e na Cidade do México, a Merama pretende escalar o modelo, incluindo internacionalização, para ser a maior dona de marcas da América Latina.
"Temos a equipe e os fundos necessários para tornar isso realidade", afirmou Renato Andrade, também cofundador da companhia, que atualmente tem uma equipe de cerca de 40 pessoas.
A rodada, que consiste em US$ 60 milhões de investimento e US$ 100 milhões de linha de crédito, inclui os fundos de capital de risco Monashees, Valor Capital, Balderton e Maya Capital, além de fundadores e executivos ligados a empresas como MadeiraMadeira, Rappi, iFood e Loggi.
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