Descrição de chapéu petrobras

Funcionários da Petrobras na Bacia de Campos convocam greve para segunda, diz FUP

Petroleiros querem testes para Covid, uso de máscaras PFF2 e mudança em escala de trabalho em plataforma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro | Reuters

Os petroleiros que atuam na Bacia de Campos devem entrar em greve a partir de segunda-feira (3), após negociações com a Petrobras para a adoção de novas medidas de combate ao coronavírus terem falhado, informou em comunicado a FUP (Federação Única dos Petroleiros), nesta sexta-feira (30).

Os petroleiros querem a realização de testes de Covid-19 no meio e no fim da escala —atualmente a testagem é feita somente no embarque—, teste para pessoal que está em terra e cumprimento de todas as recomendações do MPT (Ministério Público do Trabalho), como o uso de máscaras de proteção PFF2 para todos os trabalhadores.

Os trabalhadores alegam ainda que a petroleira adotou uma escala de mais de 14 dias nas plataformas, o que iria contra o Acordo Coletivo de Trabalho.

Placa da petrobras em fachada
Sede da Petrobras, na avenida Paulista, em São Paulo - Bruno Rocha/Fotoarena/Folhapress

"Somente neste mês de abril foram mais de 500 petroleiros contaminados nas unidades marítimas, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis", afirmou a FUP no comunicado.

A federação explicou que o Sindipetro Norte Fluminense, filiado à FUP, e a Petrobras falharam em chegar a um acordo após negociações nesta semana.

"A greve, que já havia sido aprovada pela categoria, estava suspensa durante processo de negociação com a empresa, mediada pelo Ministério Público do Trabalho, por iniciativa do sindicato", disse a FUP.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.