Descrição de chapéu indústria

LG encerrará produção global de smartphones e medida pode afetar fábrica no interior de São Paulo

Unidade de Taubaté tem 1.000 funcionários; 400 trabalham na fabricação de celulares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joyce Lee Heekyong Yang
Seul e São Paulo | Reuters

A LG anunciou que vai encerrar sua divisão de celulares. A área enfrentava problemas de déficits e estava à venda, mas a empresa não conseguiu um comprador. Com a saída, a LG torna-se a primeira grande marca de smartphones a se retirar completamente desse mercado.

No Brasil, a LG produz celulares em uma fábrica em Taubaté, na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A planta emprega cerca de 1.000 trabalhadores, dos quais 400 atuam na produção de smartphones. Há ainda a linha de produção de monitores, um call center e a área administrativa.

Há pouco mais de uma semana, o sindicato dos metalúrgicos do município aprovou estado de greve após circular a informação de que a unidade seria desativada.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Cláudio Batista, representantes da empresa sul-coreana teriam dito que negociavam a venda do segmento de celulares para um grupo africano. A LG também teria se comprometido a apresentar uma proposta para os trabalhadores até o dia 9 de abril.

Após o anúncio público de encerramento, nesta segunda-feira (5), o sindicato afirmou que terá uma reunião com a direção da LG na terça (6). A entidade sindical disse que, até o momento, a empresa não informou que decisão será tomada em relação aos trabalhadores.

Com a decisão, a empresa deixará o terceiro lugar no ranking de fabricantes de smartphones da América do Norte. Sua participação de 10% no mercado deve ser engolida pela Samsung e pela Apple.

"Nos Estados Unidos, a LG tem como alvo modelos de preço médio —ou até ultrabaixo— e isso significa que a Samsung, que tem mais linhas de produtos de preço médio do que a Apple, será mais capaz de atrair usuários LG", avaliou Ko Eui-young, analista da Hi Investment & Securities.

LG encerrará sua divisão de smartphones - Steve Marcus - 4.abr.2021/Reuters

A divisão de smartphones da LG registrou quase seis anos de prejuízo, totalizando cerca de US$ 4,5 bilhões. O abandono do setor permitirá que a LG se concentre em áreas em crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados e casas inteligentes, disse a empresa em um comunicado.

Em tempos melhores, a LG foi pioneira no mercado com uma série de inovações em telefones celulares, incluindo câmeras ultra grande angular. Em seu pico em 2013, foi a terceira maior fabricante de smartphones do mundo, atrás apenas da Samsung e da Apple.

Mais tarde, porém, seus modelos principais sofreram com problemas de software e hardware, que diminuíram o apetite pelos seus aparelhos. Analistas também criticaram a empresa por falta de experiência em marketing em comparação com as rivais chinesas.

Embora outras marcas de celulares bem conhecidas, como Nokia, HTC e Blackberry, também tenham recuado no mercado, elas ainda não desapareceram completamente.

A participação global atual da LG é de apenas 2%. Ela vendeu 23 milhões de telefones no ano passado —a Samsung vendeu 256 milhões, de acordo com o provedor de pesquisas Counterpoint.

Além da América do Norte, a LG tem uma presença considerável na América Latina, onde ocupa o quinto lugar no ranking em participação de mercado.

Embora marcas chinesas rivais, como Oppo, Vivo e Xiaomi não tenham muita presença nos Estados Unidos, em parte devido às relações bilaterais tensas, suas ofertas de produtos de baixo a médio alcance deverão se beneficiar da ausência da LG na América Latina, disseram analistas.

A divisão de smartphones da LG, a menor de suas cinco divisões, é responsável por cerca de 7% da receita. Ela deve ser encerrada em 31 de julho.

Na Coreia do Sul, os funcionários da divisão serão transferidos para outras empresas e afiliadas da LG Electronics, enquanto em outros lugares as decisões sobre emprego serão tomadas em nível local.

Analistas disseram que foram informados em uma teleconferência que a LG planeja manter suas patentes de tecnologia de núcleo 4G e 5G, bem como pessoal de pesquisa e desenvolvimento, e continuará a desenvolver tecnologias de comunicação para 6G. Ainda não decidiu se licenciará tal propriedade intelectual no futuro, acrescentaram.

A LG fornecerá suporte de serviço e atualizações de software para clientes de produtos móveis existentes por um período de tempo que varia de acordo com a região, acrescentou.

As negociações para vender parte do negócio ao Vingroup do Vietnã fracassaram devido a diferenças nos termos, disseram fontes com conhecimento do assunto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.