Agronegócio e programa federal fazem Marcopolo dobrar aposta em micro-ônibus

Venda desse tipo de veículo teve alta de 70% no primeiro trimestre

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Aluísio Alves
São Paulo | Reuters

A forte demanda por micro-ônibus vinda de setores como mineração e agronegócio, além de encomendas de um programa federal, estão fazendo a empresa Marcopolo redirecionar parte do esforço de produção para esta linha, ajudando a minimizar a forte queda nas vendas de ônibus provocada pela pandemia.

Na esteira da alta de 70% das vendas de micro-ônibus no país no primeiro trimestre, para 965 unidades, e com a expectativa de que esse ritmo será mantido ao longo dos próximos trimestres e anos, movido em parte por mudanças estruturais no transporte público das cidades, a companhia anunciou nesta terça-feira (25) o lançamento de uma nova linha de sua divisão no setor, a Volare.

Só para o programa federal de educação Caminho da Escola, a Marcopolo entregou 761 veículos no primeiro trimestre. Mas a demanda maior por setores que estão em forte atividade, mesmo com a pandemia, reforçaram o movimento.

Segundo Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo no Brasil, o distanciamento social exigido por governos tem levado empresas de fretamento a buscarem veículos com capacidade média de 20 a 35 passageiros, um ganho de eficiência em relação aos ônibus convencionais que têm sido obrigados a rodar com 50% da capacidade.

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Marcopolo dobra a aposta em micro-ônibus - Divulgação/Volare

O foco em produtos mais leves, de menor valor agregado, foi uma forma de aliviar a redução do quadro de funcionários e outros custos, atenuando também o efeito sobre a receita líquida da companhia, que caiu 9,3% no primeiro trimestre, ano a ano, refletindo menores vendas domésticas e para o exterior.

Desde o ano passado, a companhia vem buscando criar novos produtos e se aprofundar em nichos de mercado para tentar aliviar os efeitos da forte queda no mercado de ônibus, o que a levou a fechar uma fábrica em Duque de Caixas (RJ).

Segundo dados da Anfavea (associação das montadoras de veículos), a venda de ônibus no Brasil teve queda de 33,5% em 2020. Neste ano até abril, os licenciamentos subiram apenas 13% na comparação com mesmo período do ano anterior.

Em dezembro, a Marcopolo fez a primeira entrega de carros para VLT (veículo leve sobre trilhos), meses após ter lançado ônibus com soluções para evitar contaminação pelo coronavírus.

O New Attack, nova linha da Volare lançada nesta terça, já vinha sendo planejada antes da pandemia, segundo a empresa, mas se encaixou em demandas que cresceram recentemente, com a procura por veículos com maior distanciamento entre passageiros do que os ônibus e as vans, por exemplo.

Segundo a companhia, o novo modelo também tem maior volume de materiais plásticos, inclusive reciclados, o que o torna mais leve e demanda menor consumo de combustível.

"Nossa visão é de que, também considerando a tendência de maiores demandas regionais por veículos urbanos menores, as vendas de micro-ônibus vão seguir aquecidas nos próximos trimestres", disse Portolan.

Analistas têm avaliado que a ação da Marcopolo, que acumula queda de cerca de 2% neste ano até a véspera, pode começar a se recuperar até 2022, conforme o país comece a se recuperar da segunda onda da pandemia. A recuperação deve ampliar a demanda por veículos da Volare por parte de setores como turismo e incentivar maiores compras para o programa Caminhos da Escola.

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