Descrição de chapéu Itaú

Itaú projeta aumento de inadimplência neste ano, diz presidente da instituição

Milton Maluhy Filho afirma que deve usar parte das reservas feitas em 2020; banco não descarta participação no WhatsApp Pay

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia ainda pode ter impacto no orçamento familiar e no fluxo de caixa das empresas ao longo deste ano. Segundo o presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, esse cenário reforça a expectativa de que os índices de inadimplência do banco registrem alta nos próximos meses. Esse indicador começaria a estabilizar apenas no quarto trimestre.

Maluhy Filho afirmou ainda que, com o aumento da inadimplência, a expectativa é consumir parte das reservas feitas no ano passado para cobrir eventuais calotes. Em 2020 o banco reservou R$ 29,9 bilhões para este fim.

“Ainda temos muita incerteza ao olhar para frente, mas a principal mensagem é que, na medida que o cenário se normalize, nós devemos consumir parte do que provisionamos no ano passado. Mas é importante dizer que temos um cenário com viés positivo para o futuro, apesar da pandemia”, disse o executivo.

“Até pelo andar da pandemia, a tendência é que o quarto trimestre seja de maior normalização, com efeitos da vacina e a retomada mais forte da atividade econômica.”

Lucro do Itaú subiu 63,6% no primeiro trimestre deste ano contra igual período de 2020
Lucro do Itaú subiu 63,6% no primeiro trimestre deste ano contra igual período de 2020 - Sergio Moraes - 6.set.2017/Reuters

Segundo a instituição, no início do ano o ambiente foi mais benigno.

“A inadimplência tem vindo melhor do que imaginávamos no primeiro trimestre, refletindo a atividade, a expansão fiscal importante que tivemos no ano passado com o auxílio emergencial e o aumento da poupança, na medida que as pessoas reduziram seus gastos”, afirmou Maluhy Filho em teleconferência com jornalistas nesta terça-feira (4) para comentar os resultados do Itaú no primeiro trimestre.

Na véspera, o Itaú reportou que seu índice de inadimplência acima de 90 dias ficou em 2,3% no primeiro trimestre de 2021, valor estável em relação ao trimestre anterior e uma queda de 0,8 p.p. (ponto percentual) em comparação aos primeiros três meses de 2020.

Na carteira de micro, pequenas e médias empresas, no entanto, o índice de inadimplência atingiu 2,5% no primeiro trimestre deste ano, alta de 0,8 p.p. em relação ao visto nos três meses imediatamente anterior e avanço de 0,2 p.p. na comparação anual.

O banco atribuiu a alta principalmente ao fim da carência de contratos que foram flexibilizados nos trimestres anteriores.

“As pequenas e médias empresas, pela própria estrutura de capital, dos canais e dos pontos de distribuição físicos, é um setor que acaba sofrendo muito na pandemia, principalmente com o lockdown e as restrições”, afirmou Maluhy Filho.

Nos atrasos entre 15 e 90 dias, o índice ficou em 2% no primeiro trimestre –queda de 0,6 p.p. em relação a igual período de 2020 e avanço de 0,2 p.p. em comparação aos três meses imediatamente anteriores.

XP e WhatsApp Pay

Maluhy Filho afirmou, ainda, que o banco já protocolou o pedido e agora espera o aval do Banco Central para concluir a aquisição de uma fatia adicional da XP, de 11,38%. A compra foi anunciada em fevereiro e deve ser concluída em 2022.

Sobre a IRB, resseguradora na qual o banco tem um investimento relevante de 11% de participação, o presidente do Itaú afirmou estar confortável com as mudanças de governança corporativa que a empresa tem apresentado.

“O IRB passou por um cenário complexo e adverso, de má gestão e governança. [...] Mas estamos confortáveis com as mudanças de governança com o IRB e com a limpeza que tem sido feita. Não somos acionistas controladores, mas de acordo com o que temos visto em relatórios de mercado, temos a expectativa positiva de que esses problemas já tenham sido resolvidos”, disse Maluhy Filho.

O presidente do Itaú também afirmou que o banco não descarta a possibilidade de ser um dos parceiros dos pagamentos por WhatsApp, o WhatsApp Pay.

“Temos analisado todas as alternativas disponíveis no mercado e somos muito pró-competição. Se isso eventualmente significar fazer parte do [pagamento por] WhatsApp, é algo que está sendo avaliado pelo banco”, disse.

Em meados de abril deste ano, o aplicativo de mensagens confirmou que lançará o serviço em breve e com mais parceiros do que o anunciado inicialmente.

O WhatsApp anunciou a função de transferência e pagamentos via aplicativo em junho de 2020, com um sistema desenvolvido inicialmente com as bandeiras Visa e Mastercard, a Cielo como operadora e o Banco do Brasil, o Nubank e o Sicredi como parceiros iniciais.

Dias depois, a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e o Banco Central suspenderam o acordo entre o WhatsApp e as instituições financeiras, afirmando que haveria dúvidas sobre a natureza do serviço e solicitando esclarecimentos sobre o modelo de negócios.

À época, houve especulação no mercado de que o BC teria acatado uma reclamação dos grandes bancos privados sobre a solução e, ainda, barrado o serviço para proteger o Pix, sistema de pagamentos instantâneos da autoridade monetária que seria lançado em novembro. O BC negou.

O debate entre BC, WhatsApp e as instituições envolvidas durou até 30 de março deste ano, quando a autarquia autorizou o serviço.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.