As provas de consumo e desempenho dos utilitários esportivos de porte médio ou grande foram dominadas pelos modelos com motorizações híbridas, que combinam gasolina e eletricidade para melhorar a eficiência.
Com 462 cv de potência, o Porsche Cayenne V6 e-Hybrid (R$ 569 mil) foi o mais rápido na medição de aceleração: chegou aos 100 km/h em cinco segundos.
O Toyota RAV4 (R$ 283,5 mil) foi o mais econômico na cidade e na estrada. A média de consumo urbano ficou em 18,6 km/l.
Saiba como são feitos os testes
Para aferir o desempenho dos carros, o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS.
Os testes de aceleração, retomada e frenagem são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).
A etapa que verifica o gasto de combustível na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário com velocidade média de 90 km/h, os engenheiros do IMT dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde fica a sede do instituto.
Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com gasolina, outra com etanol.
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