Descrição de chapéu União Europeia Ásia

União Europeia suspende esforços para ratificar acordo com a China

Bloco considera que a conjuntura política atual é inadequada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas | AFP

A Comissão Europeia suspendeu esforços para ratificar na UE (União Europeia) o acordo sobre investimentos concluído com a China no final de 2020, considerando a atual conjuntura política inadequada, informou à AFP o seu vice-presidente, Valdis Dombrovskis.

"Por enquanto, [...] suspendemos alguns esforços de sensibilização política por parte da Comissão Europeia, já que está claro que, na situação atual, [...] o ambiente não é propício à ratificação", apontou Dombrovskis.

O responsável do Comércio do executivo referiu-se às sanções impostas pela UE aos funcionários chineses pelo tratamento dado à minoria muçulmana uigur. Pequim respondeu, por sua vez, sancionando parlamentares e fundações europeias.

"Não podemos ignorar o contexto mais amplo das relações a UE e a China", acrescentou o funcionário.

Bandeiras da União Europeia em frente à sede do Banco Central Europeu - MMaranhão - 22.nov.20/Folhapress

A Comissão Europeia, que negocia acordos comerciais em nome dos 27 países do bloco, fechou um acordo de investimentos com Pequim no final de 2020, após anos de bloqueio.

Os diferentes países da União Europeia ainda têm de se pronunciar sobre o pacto, assim como o Parlamento Europeu.

"De qualquer forma, as razões do acordo [...] continuam presentes. Ainda há uma assimetria nas relações" com a China, disse Dombrovskis, para quem o acordo "ajudaria a resolver essa assimetria".

Bruxelas também vai propor nesta quarta-feira (5) que lhe sejam conferidos poderes para investigar grupos estrangeiros apoiados por um Estado que procuram comprar empresas europeias, uma legislação que visa particularmente Pequim.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.