Na corrida para o elétrico, Ferrari revela carro esportivo híbrido de R$ 1,5 milhão

Veículo poderá passar dos 330 km/h; montadora promete modelo totalmente movido a eletricidade para 2025

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Giulio Piovaccari
Milão | Reuters

A Ferrari revelou um novo primeiro carro híbrido "plug-in" nesta quinta-feira (24), quando a marca de carros esportivos de luxo famosa por seus ferozes motores a combustão reequipa suas linhas para a era elétrica.

O 296 GTB é o terceiro híbrido da Ferrari a entrar em produção em série, o que exclui os veículos de edição limitada. Ele se segue ao SF90 Stradale em 2019 e a uma versão conversível, o SF90 Spider, no ano passado.

O diretor comercial e de marketing da Ferrari, Enrico Galliera, disse que o 296 GTB cria um novo segmento.

Carro esportivo vermelho
O novo modelo de carro híbrido da Ferrari, 296 GTB - Divulgação

"Se o SF90 foi criado para atingir o máximo do desempenho, este foi desenhado para o ápice do prazer de dirigir", disse ele em uma apresentação na web. "Esperamos que isso também nos ajude a atrair clientes que não dirigem uma Ferrari hoje."

O carro de dois lugares custará 269 mil euros (R$ 1,57 milhão), chegando a 302 mil euros (R$ 1,76 milhão) na versão de alto desempenho, "Assetto Fiorano". Ele terá uma velocidade máxima de mais de 330 km por hora.

A companhia italiana conhecida no mundo todo por seu logotipo do cavalo empinado e pelos carros de corrida vermelhos prometeu seu primeiro modelo totalmente elétrico para 2025.

"É um processo que começou há alguns anos", disse Galliera. "Estamos trabalhando para nos adaptarmos à regulamentação e à tarefa de reduzir as emissões."

A Ferrari e suas rivais estão se esforçando para mudar suas linhas para a energia elétrica sem perder o alto desempenho que sustenta seus preços "premium".

A Porsche, parte do grupo Volkswagen, já oferece um veículo totalmente elétrico com seu modelo Taycan, mas a Ferrari está à frente de sua arquirrival Lamborghini, também parte da Volkswagen, cujo primeiro carro totalmente elétrico só sairá na segunda metade desta década.

Para entrar na nova era da eletrificação, a Ferrari escolheu o veterano da indústria Benedetto Vigna como seu novo executivo-chefe.

O 296 GTB será equipado com um motor turbo de 6 cilindros (V6) do meio para trás, o primeiro em um carro de passeio com o logo Ferrari, embora a origem desses motores remonte aos anos 1950 nos carros de corrida da marca.

Os carros de passeio Ferrari são normalmente equipados com motores V8 ou mais potentes, V12, também mais poluidores.

Mas o motor V6, juntamente com um motor elétrico de 122 KW, pode produzir uma potência maciça de 830 cavalos.

Assim como o SF90 Stradale, ele pode gerar 25 km de energia silenciosa só com o motor elétrico. As primeiras entregas são esperadas para o primeiro trimestre de 2022, começando pela Europa.

O 296 GTB é o terceiro de três carros que a Ferrari prometeu para este ano. Seu primeiro SUV, chamado Purosangue, é esperado para o próximo ano.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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