Navio desgovernado bate em estação de balsas no porto de Santos; veja vídeo

Ainda não há informações sobre causas do acidente; não houve feridos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um navio de contêineres da operadora Hamburg Süd bateu na estação de balsas de Guarujá, no litoral paulista, no início da tarde deste domingo (20). Segundo a Secretaria de Transportes, não houve feridos e as causas estão sendo apuradas pela Capitania dos Portos.

Segundo a SPA (Santos Port Authority), o navio Cap San Antonio havia deixado um terminal na margem esquerda do porto por volta das 13h. Ao navegar perto da estação de balsas, atingiu um flutuador utilizado para embarque e desembarque de ciclistas que fazem a travessia Santos-Guarujá.

Imagens divulgadas em redes sociais mostram que a colisão abriu um rasgo no casco da embarcação, acima do nível da água. O navio chegou a arrastar uma estrutura flutuante, que ficou destruída.

Responsável pela gestão das balsas, o Departamento de Hidroviário da Secretaria de Transportes informou em nota que a travessia chegou a ser interrompida por uma hora mas foi normalizada.

A autoridade portuária diz que não houve impactos na operação do porto de Santos. Por volta das 15h, porém, o tráfego de navios no porto foi interrompido devido aos fortes ventos, "sem nenhuma relação com o acidente em tela".

O navio está agora na área de fundeio do porto, onde será avaliado por peritos da Capitania dos Portos. Segundo o site especializado em rastreamento de embarcações Marine Traffic, o Cap San Antonio deixou Santos com destino ao porto de Paranaguá, no Paraná.

A Capitania dos Portos diz que equipes de peritos já foram enviadas para iniciar as investigações na estação de balsas e no navio, não havia dado mais detalhes até a conclusão deste texto. A avaliação inicial é que, embora ventasse muito em Santos, o vento não seria suficiente para provocar o incidente.

Folhamercado

Receba as principais notícias de economia no seu email

Para circular pelo canal de acesso ao porto, as embarcações precisam ser conduzidas por práticos, profissionais especializados em manobrar navios. Para um navio do porte do Cap San Antonio, é mandatório o embarque de dois práticos.

A Hamburg Süd, que opera o navio, disse em nota que "não há registro de vítimas envolvidas no incidente, dentro ou fora do navio, ou que a região tenha sido poluída de alguma forma". "A companhia está avaliando a situação e colabora com as autoridades”, afirmou.

Em 2018, acidente semelhante ocorreu com o porta-contêineres Santos Express, operado pela Hapag-Lloyd. Mas, nesse caso, a embarcação estava entrando no canal quando colidiu com a estação das balsas de Guarujá, danificando três balsas que estavam atracadas. Também não houve vítimas.

Navio da Hamburg Süd com casco danificado após acidente no terminal de balsas entre Santos e Guarujá (SP)
Navio da Hamburg Süd com casco danificado após acidente no terminal de balsas entre Santos e Guarujá (SP) - Reprodução
Erramos: o texto foi alterado

A operadora do navio ​​Cap San Antonio é a Hamburg Süd, e não a Aliança Navegação, como publicado em versão anterior desta reportagem. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.