Descrição de chapéu Coronavírus

Pesquisa vê Brasil ficando para trás na pandemia, tomado pelo medo

Edelman mostra 90% dos brasileiros ainda 'pensando como na pandemia', acima de alemães, americanos e chineses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A grande maioria dos brasileiros (90%) diz que ainda estão "pensando como na pandemia", contra 65% dos alemães, 56% dos americanos e 35% dos chineses. E 78% dos brasileiros já estão preocupados com uma outra pandemia a caminho, pior que a de Covid-19.

Foi o que levantou a agência global de comunicação Edelman em maio, para um relatório especial que denominou Mundo em Trauma. Ouviu 16.800 pessoas de 14 países (além dos citados, África do Sul, Arábia Saudita, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes, França, Índia, Japão, México e Reino Unido).

"Esse aspecto sobretudo, do Brasil na liderança deste 'ainda estou pensando como na pandemia', reforça o que a gente vê na prática: a disparidade entre um mundo que começa a retomar a vida e um Brasil imerso na crise, com essa quantidade de pessoas morrendo", diz Ana Julião, gerente geral da Edelman Brasil.

"Reforça que nós pertencemos a um grupo de países que está ficando para trás, em todas as dimensões", acrescenta.

0
Pessoas em situação de rua no bairro do Belenzinho, em São Paulo (SP) - Marlene Bergamo - 6.mar.21/Folhapress

Com isso, até brasileiros já vacinados duas vezes relutam em voltar à rotina, fora de casa: apenas 10% se dizem seguros de permitir aos filhos retornar à escola; 11% se dizem seguros de usar transporte público; e 31%, de voltar a frequentar o local de trabalho.

Na mesma direção, só 17% dos brasileiros entrevistados responderam ter segurança para fazer refeições em ambientes fechados fora de casa, como restaurantes; 21%, de hospedar-se em hotéis; e 24%, de retomar viagens áreas.

"A questão das novas cepas, Índia, está aumentando o medo", diz Ana Julião. "O que se tem observado nas nossas pesquisas ao longo dos meses, desde que a pandemia começou, é um aumento do medo. Quanto mais medo tem agora, menos você confia no futuro."

A pesquisa levantou a expectativa dos brasileiros quanto aos efeitos colaterais da pandemia, chegando a um quadro que chamou de "dupla crise de saúde mental e de desemprego".

Para 69%, o agravamento de problemas de saúde mental estará entre os piores efeitos da pandemia, no país. Para 68%, será a família tendo de lidar com perda da moradia e ruína financeira. Para 62%, jovens enfrentando defasagem educacional. Para 57%, a perda de empregos que jamais serão retomados.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.