Preço de produtos de festa junina sobe mais que o dobro da inflação

Pesquisa da FGV mostra que valor de principais itens da festa aumentou 16% em 12 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os pratos típicos de festa junina —um dos principais atrativos da celebração— não escaparam da alta de preços vista nos últimos meses. Segundo levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o valor médio dos ingredientes mais utilizados na data acumula alta de 16% em um ano, o dobro da inflação do período (7,98%).

Segundo o levantamento, que analisou 32 itens, o arroz doce e o churrasco foram os mais afetados pela alta de preços no acumulado em 12 meses até maio. O preço do arroz subiu 52,45%, seguido pelo do leite condensado (25,62%), da carne bovina (34,4%) e da linguiça (27,74%).

Entre os itens analisados, apenas a maçã e a batata-inglesa sofreram um recuo nos preços, de 1,57% e 14,54%, respectivamente.

Carnes em açougue no bairro Jardins, em São Paulo
Açougue no bairro Jardins, em São Paulo - Eduardo Knapp - 28.nov.10/Folhapress

Matheus Peçanha, economista da FGV, explica em nota que o aumento do volume de exportações para a Ásia durante a pandemia reduziu a oferta de carne no mercado interno, o que pressionou os preços.

Além disso, o especialista afirma que a crise hídrica vivenciada pelo Brasil interfere no plantio de cereais e leguminosas como soja, milho e amendoim, o que também pressiona os preços de alimentos consumidos nos festejos juninos.

“Com a estiagem nos principais pontos de plantio dos cereais e leguminosas, a produção de soja, milho, arroz e amendoim ficaram impactadas, o que refletiu no aumento de preços desses produtos in natura, bem como das carnes, que usam milho e soja como ração", disse em nota. "Muitos desses produtos não têm substituto”.


Lista de alta de alimentos

Item Variação de preço acumulada em 12 meses até maio, em %
Açúcar cristal 24,02
Salsicha e salsichão 20,36
Farinha de trigo 18,08
Açúcar refinado 16,12
Queijo minas 13,95
Milho 13,79
Macarrão 11,72
Amendoim 11,13
Milho de pipoca 11,02
Doces e chocolates 10,5
Fubá de milho 9,19
Leite 8,92
Vinho 8,24
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.