Descrição de chapéu inflação

'Rio requer entrada grandiosa', diz executivo do Magalu sobre abertura de 50 lojas

Chegada da rede ao estado era planejada para 2020, mas foi adiada em razão da pandemia

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Rio de Janeiro

O Magazine Luiza aposta no tamanho do mercado consumidor do Rio de Janeiro para expandir os negócios mesmo em tempos de pandemia. Na terça-feira (29), a rede varejista confirmou que vai abrir pelo menos 50 lojas físicas no estado até o final do ano. O desembarque era planejado para 2020, mas teve de ser adiado para 2021 em razão das incertezas iniciais da crise sanitária.

Na visão da empresa, o avanço da vacinação contra a Covid-19 reforça os sinais de um cenário mais positivo para a abertura das operações neste ano. As primeiras 23 lojas no estado começam a funcionar em julho –o dia não foi divulgado para evitar aglomerações.

“O Rio de Janeiro é o segundo maior PIB [Produto Interno Bruto] do país. É uma praça que requer uma entrada grandiosa. A gente esperava entrar no ano passado, mas, com a pandemia, houve a prorrogação”, afirma Eduardo Galanternick, vice-presidente de negócios do Magazine Luiza.

Magalu chega ao Rio com Anitta como garota-propaganda
Magalu chega ao Rio com Anitta como garota-propaganda - Foto: Divulgação/Magalu - Divulgação

Com a chegada ao mercado fluminense, o Magalu passa a ter operações físicas em 22 unidades da federação. O ingresso em outros locais, como Espírito Santo e estados da região Norte, também está no radar da marca, mas não para este ano.

“[O Rio] é um mercado muito, muito relevante. Não dava para entrar com uma ou duas lojas. Tivemos de esperar o momento certo”, relata Fabrício Garcia, vice-presidente de operação da rede. “A aceleração da vacinação traz um alento. Não vemos agora um cenário de fechamento de lojas [devido a restrições]”, acrescenta.

A rede projeta geração de 3.000 empregos diretos com a abertura das 50 lojas, mas não divulga o valor do investimento nas unidades. A expansão será acompanhada por uma intensa campanha de marketing, que terá a cantora Anitta como protagonista.

Estão previstas reformas em ônibus do sistema BRT, que devem ganhar wi-fi gratuito, a exemplo de trens da SuperVia. A empresa pretende ainda espalhar mil bicicletas personalizadas pela capital, que devem estar disponíveis de forma gratuita para novos usuários por sete dias.

“O estado é muito importante. Nesse sentido, a gente tem iniciativas de divulgação, mas que também buscam proporcionar algum legado”, diz Galanternick.

Os executivos avaliam que problemas na área de segurança pública do Rio não representam preocupação adicional para a instalação dos negócios.

A abertura de lojas ocorre no momento em que o comércio tenta deixar para trás os impactos da pandemia. Durante a crise sanitária, pontos de venda em diferentes regiões do país foram afetados por restrições para conter o avanço do coronavírus. A saída encontrada por varejistas foi intensificar esforços no comércio eletrônico.

O Magazine Luiza, por exemplo, adquiriu em série empresas de tecnologia. No último dia 21, a rede anunciou a compra da Plus Delivery, de entrega de comida.

Galanternick afirma que ainda é “muito difícil” fazer uma “projeção assertiva” sobre o cenário macroeconômico para o segundo semestre. Apesar de problemas como o desemprego em alta no país, o executivo diz que a rede varejista vem “navegando bem” por momentos de crise.

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