Ações europeias têm pior sessão do ano com temor sobre coronavírus

Variante Delta tem causado preocupações nos mercados acionários ao redor do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sruthi Shankar Susan Mathew
Reuters

As ações europeias fecharam em queda de mais de 2% e tiveram sua pior sessão em nove meses nesta segunda-feira (19), com preocupações de que a variante Delta do coronavírus, de rápida disseminação, possa desacelerar a recuperação econômica global.

Ações vinculadas a commodities, bancos e viagens perderam mais de 3%, com os índices de ações relacionadas a petróleo e a viagens e lazer atingindo mínimas desde fevereiro.

Estendendo as perdas da semana passada, o índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 2,3%, com todos os setores no vermelho.

Bolsa de Valores de Frankfurt; ações europeias têm pior sessão do ano
Bolsa de Valores de Frankfurt; ações europeias têm pior sessão do ano - Reuters

"Os investidores estão extremamente preocupados [com o risco] de que[...] outro bloqueio possa ocorrer em um ou dois meses", disse Russ Mold, diretor de investimentos da AJ Bell.

"A Covid está se espalhando rapidamente novamente, e companhias aéreas, restaurantes e empresas de lazer podem não ter o forte movimento de verão que tanto esperavam."

No Reino Unido, os novos casos de Covid-19 aumentaram para 48.161 no domingo, enquanto na França um ministro disse que a reimposição de medidas de toque de recolher não pode ser excluída se as infecções continuarem a aumentar.

A maior queda foi registrada pela Bolsa de Milão, que caiu 3,34% no dia, aos 23.965 pontos. O índice PSI20, em Lisboa, registrou baixa de 2,70%, aos 4.894 pontos enquanto o índice acionário alemão Dax caiu 2,62%, aos 15.133 pontos.

Em Londres, o índice Financial Times registrou queda de 2,34%, aos 6.844 pontos, em Paris, o CAC-40 teve recuo de 2,54%, para 6.295 pontos e em Madri o índice Ibex-35 teve baixa de 2,40%, aos 8.301 pontos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.