Descrição de chapéu Reforma tributária

Guedes cria grupo de trabalho para rediscutir reforma tributária, diz Abimaq

Componentes debaterão pontos da proposta do governo que são alvo de críticas de empresários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Diante da resistência de empresários à reestruturação do IR (Imposto de Renda), o Ministério da Economia decidiu criar um grupo de trabalho com representantes do setor produtivo e do Congresso para rediscutir as propostas de reforma tributária.

A informação é do presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), José Velloso, que participou de reunião com o ministro Paulo Guedes (Economia) nesta sexta-feira (9).

Segundo ele, o próprio ministro solicitou o encontro com os representantes da Coalizão da Indústria e propôs a criação do comitê.

Paulo Guedes em audiência pública na Câmara dos Deputados - Pablo Valadares/Agência Câmara

Velloso afirma que já havia a ideia de formar o grupo para debater a primeira fase da reforma do governo, que já está no Congresso e cria a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Agora, o projeto da reforma do Imposto de Renda também entrará em discussão.

O colegiado será coordenado pelo assessor especial de Guedes para a reforma tributária Isaías Coelho e terá a participação de membros da Receita Federal e do Congresso. Pela Coalizão da Indústria, estarão Velloso, José Ricardo Roriz (Abiplast) e Marco polo Lopes (Aço Brasil).

“O conceito da reforma está correto, diminuir o imposto das empresas e tributar dividendos. É o que o mundo faz. O problema é que a Receita colocou coisas que não eram necessárias”, disse o presidente da Abimaq à Folha.

De acordo com Velloso, a ideia é chegar a um acordo com o governo para viabilizar um corte mais intenso do IR das empresas. O texto enviado ao Congresso promove uma redução de 5 pontos percentuais na alíquota, sendo 2,5 pontos no primeiro ano e 2,5 no segundo.

“A soma das medidas tem que ser equilibrada com a carga total de hoje. Do jeito que estava, aumentaria a carga”, afirmou.

A Coalizão da Indústria defende a revisão de regras que alteram a tributação sobre companhias com atuação no exterior e sobre circulação de recursos entre empresas do mesmo grupo.

Para Velloso, também é importante ampliar a faixa de isenção do IR da pessoa física. No texto do governo, a isenção passou de R$ 1,9 mil para R$ 2,5 mil.

Segundo ele, Guedes pediu pressa para que o grupo apresente uma proposta no máximo até o retorno do recesso legislativo, em agosto. Para ele, no entanto, o trabalho deveria durar de 30 a 60 dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.