Descrição de chapéu DeltaFolha

Veja a evolução da população no Brasil em mapas

Informações têm como base o Censo do IBGE, feito a cada dez anos; última atualização está atrasada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Colagem com mapa antigo do Brasil

A evolução populacional do Brasil, segundo os Censos Diana Yukari

São Paulo

Quantas pessoas moram em cada cidade brasileira? É o Censo demográfico, aplicado a cada dez anos pelo IBGE, que responde essa pergunta com precisão.

Uma atualização deveria ter tido feita em 2020, mas a gestão Jair Bolsonaro suspendeu o levantamento devido à pandemia de Covid-19. Para 2021, o governo deixou o levantamento praticamente sem recursos, o que inviabilizou a aplicação. O Supremo Tribunal Federal decidiu que o Censo deva ser feito em 2022, mas ainda há incerteza orçamentária para a execução.

A seguir, veja a evolução da população no Brasil ao longo das décadas, segundo os Censos demográficos. Os dados de 2020 consideram uma projeção do IBGE, mais suscetível a imprecisões.

O primeiro recenseamento da população do Brasil foi feito em 1808, mas era especificamente para levantar dados para o recrutamento das Forças Armadas. O IBGE avalia que tenha ficado distante da realidade.

Denominado Censo Geral do Império, o levantamento de 1872 é considerado o primeiro Censo oficial do país, conduzido pela então Directoria-Geral de Estatística. O IBGE seria criado apenas em 1934.

A pesquisa foi sempre aplicada a cada dez anos, exceto nos anos de 1910 e 1930, em que foi suspensa, e 1990, quando a operação foi adiada para 1991.

Para o próximo Censo, mais de 200 mil recenseadores visitarão os cerca de 70 milhões de domicílios do país. O questionário padrão possuirá 26 perguntas. Para uma amostra de 7 milhões de domicílios, o questionário será ampliado, com 76 questões.

O levantamento de dados para os mapas desta reportagem teve a colaboração do Pindograma, grupo de de jornalismo de dados, e do demógrafo Irineu Rigotti, da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.