Descrição de chapéu União Europeia

União Europeia suspende projeto de imposto digital sob pressão de Washington

Bloco anunciou nesta segunda (12) um congelamento da reforma sobre a tributação de multinacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas | AFP

Pressionada por Washington, Bruxelas anunciou nesta segunda-feira (12) o congelamento de seu projeto de imposto digital durante as negociações sobre uma reforma da tributação das multinacionais, que acontecem no âmbito da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e devem terminar em outubro.

"O sucesso deste processo exigirá um impulso final de todas as partes, e a Comissão está empenhada em se concentrar neste esforço. É por isso que decidimos colocar em pausa nosso trabalho sobre uma proposta de imposto digital", declarou um porta-voz da Comissão Europeia.

O projeto de imposto digital da UE (União Europeia) foi traçado como um dos novos recursos previstos para financiar seu pacote de estímulo de 750 bilhões de euros (R$ 4,6 trilhões).

Embora ainda não tenha sido tornado público, a Comissão Europeia tem salientado que seu projeto para taxar as empresas digitais cumpriria os acordos da OCDE e afetaria milhares de empresas, incluindo as europeias.

A proposta atraiu, no entanto, as críticas do governo americano.

Bandeiras da União Europeia em frente à sede do Banco Central Europeu, na Alemanha
Sede do Banco Central Europeu, na Alemanha - MMaranhão - 22.nov.20/Folhapress

Washington considera este projeto discriminatório para as gigantes americanas de tecnologia como Amazon, Google e Facebook. Presente em Bruxelas nesta segunda-feira para um encontro com os ministros europeus das Finanças (Eurogrupo), a secretária do Tesouro, Janet Yellen, pediu à UE no domingo que reconsiderasse o assunto.

No sábado (10), os ministros das Finanças do G20 aprovaram uma reforma considerada "revolucionária", que visa a acabar com os paraísos fiscais. Em particular, pretende introduzir um imposto mundial de pelo menos 15% sobre os lucros das maiores empresas internacionais e distribuir os direitos de tributar essas empresas de forma mais equitativa.

Os detalhes desta reforma ainda devem ser negociados até outubro no âmbito da OCDE para sua implementação a partir de 2023.

O acordo aprovado pelo G20 no sábado "convida os países a aceitarem desmantelar os impostos digitais existentes que os Estados Unidos consideram discriminatórios e que se abstenham de instituir medidas semelhantes no futuro", disse Yellen no domingo, à margem do G20, em Veneza.

"Cabe, portanto, à Comissão Europeia e aos membros da União Europeia decidir sobre o caminho a seguir", disse ela.

O acordo alcançado no G20 gerou reações entusiasmadas, inclusive em Bruxelas.

"Foi dado um passo ousado, que poucas pessoas teriam acreditado ser possível apenas alguns meses atrás. É uma vitória da justiça fiscal, da justiça social e do sistema multilateral", comentou, no sábado, o comissário europeu Paolo Gentiloni.

"Mas nosso trabalho não acabou. Temos até outubro para finalizar esse acordo", alertou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.