Bolsa cai 1,04% e dólar vai a R$ 5,4230 pressionados por cenário internacional e riscos internos

Preocupações sobre retirada de estímulos nos EUA e a economia chinesa impulsionam o índice para baixo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Bolsa de Valores brasileira caía 1,04% perto das 12h10, aos 115.428 pontos, em mais um dia de viés negativo nesta quinta-feira (19). Na semana, o índice acumula perdas de 4,75%. No ano, cai 3,10%.

O movimento acompanhava os mercados internacionais, que refletiam uma maior preocupação dos investidores em relação a uma eventual redução de estímulos monetários pelo Fed (banco central americano) começando neste ano.

A queda nos preços do petróleo e do minério de ferro também pressionavam o Ibovespa, principal índice acionári do país, para baixo.

"As Bolsas mundiais começam o dia repercutindo a última ata do Fomc (comitê de política monetária do Fed, banco central americano) divulgada na véspera. O documento mostrou que a maioria dos membros do Fed acredita que a retirada de estímulos, chamado de tapering, começa ainda neste ano", afirmou o especialista de investimentos da Toro, Helder Wakabayashi.

Bolsa de Valores cai 1,04% e perde patamar de 116 mil pontos
Bolsa de Valores cai 1,04% e perde patamar de 116 mil pontos - Str - 12.mar.2020/Xinhua

"Existe uma grande divergência entre os membros, mas os sinais são de que tudo ainda depende da evolução de emprego dos Estados Unidos", disse.

Nesta quinta-feira (19) o Departamento de Trabalho dos EUA divulgou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 29 mil, para um número com ajuste sazonal de 348 mil na última semana.

Foi a quarta queda semanal consecutiva e empurrou o número de novos pedidos para a mínima em 17 meses —sugerindo outro mês de crescimento robusto do emprego, embora o aumento das infecções por Covid-19 ainda represente um risco para a recuperação do mercado de trabalho.

Outro ponto de atenção entre os investidores são as questões relacionadas ao crescimento da economia chinesa e as questões voltadas à possibilidade de uma regulação mais severa das empresas de tecnologia por parte do gigante asiático.

No cenário doméstico, os investidore seguem atentos às tensões políticas e à deterioração nas perspectivas fiscais do Brasil.

A maioria das blue chips (ações de empresas já consolidadas no mercado e que negociam grandes volumes na Bolsa) estavam entre os destaques negativos. Acompanhando a queda nos preços das commodities, os papéis da Vale caíam 4,96%, enquanto Petrobras recuava 1,56% (ordinária, com direito a voto) e 1,41% (preferenciais, sem direito a voto).

As ações do sistema financeiro também operavam no vermelho na manhã desta quinta. Entre as maiores quedas estavam Itaú (-1,32%) e Bradesco (-1,22%).

No câmbio, o dólar subia 0,93%, a R$ 5,4230, acompanhando a maior aversão ao risco mundial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.