Luciano Hang comemora Estátua da Liberdade em São Luís e critica secretário de Flávio Dino

Jerry, de Desenvolvimento Urbano, havia chamado estátua de 'estupidez cafona'; grupo fez ato contra monumento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador
O empresário Luciano Hang comemorou nesta segunda-feira (23) em suas redes sociais a instalação de uma réplica da Estátua da Liberdade na nova loja da Havan, em São Luís, que será inaugurada em 2 de setembro.

Politicamente alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Hang aproveitou a postagem para criticar o secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano da gestão Flávio Dino (PSB), Márcio Jerry.

Jerry, que também é deputado federal licenciado e presidente estadual do PC do B, havia criticado em julho a instalação da estátua na cidade.

“Só um imbecil absoluto como esse tal de veio da Havan para querer instalar na histórica e bela São Luís uma réplica da Estátua da Liberdade. A Ilha Rebelde não aceitará a estupidez cafona”, afirmou.

SAO LUÍS,MA - 21/8/2021 - Colocação de "Estátua da Liberdade", em unidade de loja da Havan, que está sendo construída no bairro Cohajap, em São Luís. Instalação da estátua tem causado polêmica na capital maranhense. (FOTO: Matheus Soares/Folhapress) - Folhapress

Nesta segunda, Hang rebateu as críticas do secretário de Flávio Dino após a instalação da estátua na loja da capital maranhense. Publicou um vídeo com as críticas de Jerry seguido de imagens da réplica da Estátua da Liberdade sendo instalada.

“Infelizmente, não me surpreende esse tipo de posicionamento vindo de alguns políticos, que são contra a liberdade, o emprego, a economia e o desenvolvimento. Mas, estou muito feliz com a receptividade dos ludovicenses”, disse Hang.

Após a postagem, Jerry respondeu em uma rede social que os empregos que a Havan vai gerar são bem-vindos, mas voltou a criticar a estátua.

“Continuo achando que perdes a oportunidade de homenagear nosso Maranhão, nossa identidade e cultura”, afirmou.

A estátua foi erguida no sábado depois de enfrentar uma série de protestos de parlamentares, artistas e entidades da sociedade civil.

A loja foi instalada na avenida Daniel de La Touche e fica a cerca de 12 km do centro histórico de São Luís, que é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco desde 1997.

Opositores da instalação organizaram uma petição online para pressionar a Justiça para impedir a construção do monumento de 35 metros.

Em vídeo divulgado em julho nas redes sociais, a atriz maranhense Claudiana Coutrim fez uma leitura de um manifesto que critica a distorção que o monumento faria na paisagem urbana.

“Alguém consegue imaginar uma estátua da Liberdade em Olinda, Ouro Preto ou Diamantina? Não dá. A exemplo de São Luís, são cidades tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em qualquer um desses sítios urbanos, instituições como o Iphan reagiriam com rigor”, diz a atriz no vídeo.

O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro também se posicionou contra a estátua. Ele destacou a importância do empreendimento na geração de empregos, mas disse que a loja não pode impor o seu padrão estético à cidade.

“Em um mundo razoável, nenhuma loja, marca ou empresa poderia chegar a uma cidade e impor certos conceitos estéticos, e nesse caso bem duvidosos, especialmente quando se fala de São Luís, com uma identidade arquitetônica tão peculiar. Essa estátua da Havan enfeia a cidade”, afirmou.

A instalação da estátua também gerou discussões acaloradas entre políticos maranhenses.

O senador Roberto Rocha (PSDB) foi um dos principais entusiastas da construção da loja e da estátua na capital maranhense. Já o governador Flávio Dino (PSB) preferiu não entrar na polêmica e não se pronunciou sobre o assunto.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), também comemorou o empreendimento. “São Luís é livre! E sempre vai receber com entusiasmo empresas e iniciativas que gerem emprego e renda para nossa gente”, disse Braide em julho nas suas redes sociais.

Outra réplica da estátua da Liberdade deve ser instalada na pequena cidade de Nova Iorque, interior do estado, com 4.600 habitantes. Nesse caso, no entanto, o monumento não acompanharia uma loja da Havan. Hang prometeu doar uma estátua a pedido do senador bolsonarista Roberto Rocha para compor uma obra urbanística.

As estátuas da rede de lojas já protagonizaram polêmicas em outras cidades do país. Em Brasília e em Ribeirão Preto (SP), as lojas da rede catarinense foram erguidas sem as estátuas por restrições urbanísticas.

No caso de Ribeirão Preto, a estátua violaria o regramento da lei Cidade Limpa, que proíbe equipamentos publicitários de grande porte. Em Brasília, o monumento ia de encontro com o plano diretor de publicidade para o plano Piloto e regiões administrativas.

Em dezembro de 2019, uma estátua de uma loja que fica na rodovia Washington Luiz, na altura do município de São Carlos (SP), pegou fogo.

Na época, Hang publicou um vídeo afirmando que se tratou de terrorismo e um ataque à democracia. Ele chegou a oferecer R$ 100 mil como recompensa para quem ajudasse a localizar o responsável.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.