Descrição de chapéu CRISE ENERGÉTICA

Apagão atinge cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais

Falta de energia no RJ durou cerca de uma hora, segundo a Enel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Uma interrupção de energia atingiu cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais na noite deste sábado (18).

A Enel Distribuição Rio, uma das concessionárias de energia que atende o estado do Rio, informou que uma perturbação na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia em parte da região dos Lagos e em cidades como Macaé, Cantagalo e Teresópolis.

O apagão durou cerca de uma hora, segundo a Enel. O fornecimento foi normalizado para todos os clientes às 22h32, segundo informou a concessionária.

A falta de energia também atingiu cidades da Zona da Mata de Minas Gerais. A Energisa, concessionária que atende cidades no Rio e em Minas, informou que instabilidades no sistema de sua supridora de energia foram responsáveis por interrupções de energia em Nova Friburgo (RJ) e municípios mineiros. Seguindo a empresa, a situação já foi normalizada em 100% dos municípios impactados.

A Cemig, que atende a municípios em Minas Gerais, confirmou que houve falta de energia nos municípios de Estrela D'Alva e Volta Grande, na Zona da Mata de Minas. A interrupção começou às 21h21 e o fornecimento foi inteiramente normalizado às 21h45.

"As causas da interrupção estão sendo apuradas pelos órgãos responsáveis", informou a Cemig, que adiantou que a falta de energia foi motivada por uma ocorrência externa ao sistema da empresa.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) não havia se manifestado sobre as causas até a conclusão deste texto.

Neste domingo (19), o Ministério de Minas e Energia afirmou, em nota, que o apagão não está relacionado com a "situação de escassez hídrica vivida pelo País." Disse também que caberá ao ONS detalhar o que aconteceu, "bem como as recomendações a serem observadas pelas empresas responsáveis pela operação das instalações envolvidas na ocorrência."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.