Descrição de chapéu Financial Times

Clima econômico pesa enquanto variante delta abala as previsões nos EUA

Receitas caíram em um quarto das pequenas empresas americanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andrew Edgecliffe-Johnson
Nova York | Financial Times

O fracasso dos Estados Unidos em conter o aumento de casos de Covid-19 está perturbando as expectativas empresariais de uma rápida recuperação econômica, forçando as companhias a reformular seus planos e revisar as previsões, enquanto lidam com uma nova ordem federal de vacinação.

As receitas caíram em um quarto das pequenas empresas americanas em cada uma das últimas três semanas, enquanto apenas 8% tiveram aumento das receitas, segundo um estudo do Grupo de Inovação Econômica. Uma minoria crescente espera agora que a recuperação econômica plena demore mais de seis meses.

Em protesto, homem pede investimento em bons empregos
Em protesto, homem pede investimento em bons empregos - Reuters

As maiores companhias aéreas do país revelaram nesta semana uma desaceleração da demanda, enquanto os casos da variante delta, altamente contagiosa, aumentavam. A United Airlines reduziu seus planos de ocupação dos aviões para os próximos feriados do Dia de Ação de Graças e do Natal. A American Airlines e a Delta Air Lines tiveram receitas abaixo do esperado no trimestre.

Enquanto executivos se espalhavam por conferências de investidores após o Dia do Trabalho (6), vários deles disseram que a variante delta injetou incerteza e volatilidade em suas previsões.

"Nós não demos orientações [para 2021] porque há muita incerteza", disse Craig Menear, presidente e executivo-chefe da Home Depot, em um evento para investidores. "Como esta variante delta vai evoluir é uma incógnita."

A MGM Resorts disse que teve mais cancelamentos de viagens de negócios durante a semana, enquanto Tracey Travis, diretora financeira da Estee Lauder, explicou em uma conferência do Barclays que a desaceleração em sua previsão para o primeiro trimestre se deveu "basicamente à variante delta".

Perguntado por um analista sobre as disrupções enfrentadas pela operadora de ferrovias CSX nas últimas semanas, de surtos da delta a furacões, para os deslocamentos na cadeia de suprimentos, James Foote, seu executivo-chefe, respondeu: "Bem, estou esperando que o meteoro caia e os gafanhotos venham, e então poderemos falar sobre como será o quarto trimestre".

Uma incerteza semelhante levou a Microsoft a adiar indefinidamente a volta de seus funcionários aos escritórios nos EUA nesta semana, aderindo a uma lista de grandes empresas que retardam a reabertura dos escritórios para muito depois da meta inicial, após o Dia do Trabalho.

O número de companhias da S&P 500 que reduziram a orientação de ganhos aumentou de 37 para 47 entre o segundo e o terceiro trimestres, disse John Butters, analista sênior de lucros na FactSet, embora ele tenha salientado que isso continua abaixo da média de cinco anos.

A economia continua firme no modo de recuperação, disse Oleg Melentyev, estrategista de crédito do Bank of America Securities, mas o clima mais cauteloso levou a uma "reavaliação significativa" da previsão de crescimento.

"Durante o verão, as expectativas passaram de uma reabertura total, provocando uma recuperação forte e sustentada, para o que hoje parece a perspectiva de uma muito mais lenta e desigual", disse ele.

Jesse Wheeler, analista econômico da Morning Consult, disse que a confiança do consumidor "caiu consideravelmente" desde o início de junho, desistindo de ver a maior parte dos ganhos anuais retornarem a níveis vistos pela última vez em fevereiro.

"Podemos dizer com muita confiança que a variante delta é o principal fator, pois o início da queda de confiança correspondeu exatamente ao último aumento de casos", disse.

Embora a firma de pesquisas tenha visto algumas melhoras na semana passada, a porcentagem de trabalhadores que dizem se sentir desconfortáveis em voltar aos escritórios subiu 9%, chegando a 43%.

A inversão da confiança ocorre enquanto o governo Biden busca acelerar a reabertura econômica ordenando a vacinação obrigatória ou testes semanais para 80 milhões de empregados do setor privado antes que eles possam voltar aos locais de trabalho.

O anúncio pelo presidente Joe Biden na quinta-feira (9) foi bem recebido por vários grupos setoriais representantes de grandes empregadores, que veem as vacinas e testes como um meio de proteger os funcionários e queriam maior orientação federal num momento em que alguns governadores republicanos ameaçam multar as empresas que obrigarem à vacinação.

No entanto, espera-se resistência de algumas companhias menores. A Associação Nacional de Indústrias disse que vacinar todos os americanos é "um imperativo econômico", mas advertiu que "custos de compliance indevidos" vão sobrecarregar as empresas.


Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.