Descrição de chapéu ameaça autoritária

Golpe não é mais delírio paranoico, afirma Gustavo Franco

Para ex-presidente do BC, escalonamento das tensões foi 'irresponsabilidade absoluta'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio às expectativas quanto aos atos de raiz golpista marcados para esta terça-feira (7), já há no mercado financeiro quem veja a possibilidade de um golpe de Estado como algo factível.

Em carta aos investidores, Gustavo Franco, sócio da gestora Rio Bravo e ex-presidente do Banco Central, escreve que a atmosfera política pesada, reflexo das tensões provocadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), prejudica a economia.

“Fala-se até de golpe, o que, infelizmente, já não é mais tomado como delírio paranoico”, escreve Franco.

Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central (BC) e CSO (Chief Strategy Officer) da gestora Rio Bravo - Danilo Verpa - 18.abr.18/Folhapress

O executivo aponta ainda que as tensões entre os Poderes devem se estender até as manifestações a favor do governo. Há certa apreensão sobre a presença maciça de policiais armados entre os manifestantes, e não tanto entre os que vão reprimir os excessos dos manifestantes, diz o ex-presidente do BC.

“Não é claro se isso estava nos cálculos do presidente, se é que existe esse cálculo”, afirma o economista no documento.

O ex-presidente do BC considera como uma “irresponsabilidade absoluta” o escalonamento recente das tensões. “A economia sofre, os mercados apanham e a ansiedade é tão generalizada quanto desnecessária.”

Franco diz ainda que os resultados dos atos desta terça e do próximo domingo (12), quando está marcado protesto contra o governo, são importantes para dar o tom do restante do mandato presidencial.

“Parece ter se antecipado a já esperada paralisação das agendas econômicas reformadoras em consequência das divisões decorrentes, em última instância, da eleição presidencial que se aproxima.”

Segundo o sócio da Rio Bravo, enquanto o país e o mercado esperam a sequência de iniciativas capaz de promover um recuo coordenado, a política econômica vai perdendo qualquer lógica e funcionalidade.

Franco lembra ainda que as sinalizações recentes que vêm do exterior são positivas, com a continuidade do ambiente estimulativo por mais algum tempo. “O problema é local, e político.”​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.