Passageiros reclamam de aumento no preço das corridas da Uber

Na noite de sexta-feira (10), empresa informou que tinha elevado a remuneração dos motoristas, mas sem repasse para o valor das corridas

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Brasília

​O aumento no preço das corridas da Uber é tema de postagens em redes sociais neste sábado (11), com usuários reclamando que foram surpreendidos pela mudança no valor da corrida.

Na noite de sexta-feira (10), o aplicativo de transportes de passageiro informou que aumentou a remuneração dos motoristas e que não haveria repasse para a tarifa. Ou seja, a empresa decidira absorver o impacto do reajuste.

“Gente! Mas a viagem aumentou sim, é só conferir no aplicativo! Vocês acham mesmo que eles iriam diminuir o lucro deles? Da minha casa ao meu trabalho até quarta-feira, dia 08/09, custava R$ 15, e ontem ficou R$ 22. Ninguém é burro, não!”, registrou uma usuária do aplicativo no Instagram.

“Pois aqui o valor das corridas aumentou e já faz mais de uma semana”, diz postagem no Facebook. “Faço as mesmas corridas diariamente e tem meu histórico para comprovar o aumento”.

“Sou motorista de aplicativo desde janeiro de 2019”, diz outro usuário no Facebook. “A Uber na verdade está cobrando mais do usuário e descontando de cada corrida 40% do motorista. Não vi aumento significativo nenhum”, afirma.

No Twitter, outra postagem questionava a informação de que a tarifa do Uber não havia subido: “É mentira. Aumentaram as corridas sim”.

Mulher segura celular com chamado de corrida do Uber
A bancária Juliana Morato Treviso usa o aplicativo Uber e acha que as corridas estão mais caras, demoram demais ou são canceladas - Zanone Fraissat/Folhapress

Em nota enviada na noite de ontem à Folha, a Uber informou que “tem feito uma revisão e reajustado os ganhos dos motoristas parceiros em diversas cidades, em todas as modalidades. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, os valores de ganhos com viagens UberX foram reajustados em até 35% nesta semana”.

A empresa não informou qual o teto desse reajuste nos ganhos dos motoristas nas demais cidades do país, dando apenas o exemplo de São Paulo, na categoria UberX, a mais popular de viagens do aplicativo.

Já a rival 99 informou, também na noite de sexta, que “reajustou suas tarifas entre 10% e 25% em mais de 20 regiões metropolitanas do país, incluindo grandes centros como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Salvador, São Luís, João Pessoa e Maceió”. Segundo a empresa, “a medida já vinha sendo adotada desde o último mês e segue em expansão”.

Ambas empresas informam que o motivo do reajuste está no aumento do preço dos combustíveis, que tem feito motoristas escolherem a corrida que compensa mais, aumentando cancelamentos e o tempo de espera do passageiro, conforme reportagem publicada neste sábado (11) na Folha.

Passageiros que utilizam os dois aplicativos, ouvidos pela reportagem, relataram que a Uber estaria praticando preços um pouco acima dos da 99. “O Uber está um pouco mais caro do que a 99 nos horários de pico”, disse o cabeleireiro Rodrigo Moraes Souza, 31 anos, de São Paulo.

“O Uber está até mais caro [que a 99]”, afirmou o estudante de biologia Thiago Alves, 20 anos, que mora em Brasília.

Para o ex-motorista de aplicativo Alexander Victor dos Santos Lopes, 31, de São Paulo, a Uber acabou se tornando um serviço “de nicho”. “Motorista deles não pode trabalhar em locais que a empresa considera de risco. A viagem acaba saindo um pouco mais cara que a da 99”, afirma.

Nos comentários nas redes sociais, centenas de leitores da Folha apontaram que houve aumento recente nos preços da Uber.

"Ontem [sexta, 10], quando precisei pedir uma corrida, [o preço] começou em R$ 12,99, sendo que o normal para o horário era R$ 10,50. Nenhum motorista aceitou. Depois que cancelei e solicitei novamente, foi pra R$ 15,99. Novamente tive que cancelar, porque nenhum motorista aceitou. Na última tentativa, foi pra R$ 17,99!", disse neste sábado um usuário no Facebook.

"Ontem, ia pegar um Uber às 17h do Itaim para Higienópolis. Estava dando R$ 51 a corrida. Cancelaram três vezes a chamada. Aí peguei um táxi e paguei R$ 30!", diz postagem no Instagram, de um morador de São Paulo.

A empresa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o "cenário de alta demanda por viagens vem se acentuando nas últimas semanas", o que faz com que os usuários tenham que esperar mais tempo por uma viagem, especialmente nos horário de pico, quando "há mais solicitações do que motoristas disponíveis".

"Nessas situações, o preço dinâmico entra em vigor automaticamente", diz a Uber. Segundo o aplicativo, "a ferramenta é muito útil", porque faz alguns usuários adiarem as suas viagens à espera de um preço menor, ao mesmo tempo em que incentiva mais motoristas a se deslocarem para atender determinada região, "de forma a reequilibrar a relação oferta-demanda no mercado".

De acordo com a Uber, o preço dinâmico é temporário. "A dica para os usuários é esperar alguns minutos antes de voltarem a verificar o novo preço da viagem no aplicativo, porque ele é atualizado constantemente", diz a empresa.

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