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Alphabet supera estimativas e tem lucro recorde puxado por anúncios no Google

Receita de publicidade do mecanismo de busca subiu 41%, a US$ 53,1 bilhões

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Dave Lee Patrick McGee Hannah Murphy
San Francisco | Financial Times

A Alphabet derrubou as expectativas de lucro de Wall Street no terceiro trimestre, graças a vendas de anúncios mais fortes que o esperado, embora a controladora do Google tenha ficado aquém das expectativas de receita em sua divisão de computação em nuvem, o Google Cloud.

A receita chegou a US$ 65,1 bilhões (R$ 363,2 bilhões), um aumento de 41% ano a ano e acima das estimativas consensuais dos analistas, de US$ 63,3 bilhões (R$ 353,2 bilhões).

O lucro líquido para o período de julho a setembro foi quase 70% maior que no ano anterior, US$ 18,9 bilhões (R$ 105,45 bilhões), superando as estimativas de US$ 15,8 bilhões (R$ 88,2 bilhões). O lucro por ação foi de US$ 27,99 (R$ 156,16).

Logo da Google - Robyn Beck - 8.jan.2020/AFP

A receita de publicidade do Google foi aparentemente beneficiada pela recuperação do tráfego de buscas, que os analistas atribuíram em parte ao aumento do interesse por viagens após a pandemia.

O robusto negócio de publicidade da empresa —que está parcialmente protegido dos movimentos recentes da Apple para limitar a coleta de dados, devido a sua vasta coleção própria de dados pessoais— registrou receita de US$ 53,1 bilhões (R$ 296,3 bilhões). Dentro disso, a receita de publicidade do YouTube chegou a US$ 7,2 bilhões (R$ 40,2 bilhões), um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, a divisão de nuvem da companhia ficou aquém das expectativas. O Google Cloud, que está atrás da Amazon e da Microsoft em participação de mercado, elevou a receita em 45%, para US$ 4,99 bilhões (R$ 27,8 bilhões), ligeiramente abaixo das estimativas de US$ 5,2 bilhões (R$ 29 bilhões).

Os custos totais da Alphabet aumentaram 26%, a US$ 44,1 bilhões (R$ 246,1 bilhões) no trimestre e a força de trabalho da empresa ultrapassou 150 mil funcionários.

O preço das ações da Alphabet caiu 2% nas negociações iniciais após o pregão, tendo subido mais de 60% desde o início do ano. Esse desempenho foi o melhor no grupo de ações "FAANG", do qual a companhia é membro junto com Facebook, Amazon, Apple e Netflix.

(Com Reuters)

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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