Burger King cancela compra da Domino's Pizza

Deterioração das condições de negócios no país leva partes a desistir do acordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A BK Brasil, grupo responsável pelas operações do Burger King e do Popeyes no Brasil, comunicou neste domingo (31) o cancelamento do acordo de incorporação das ações da DP Brasil, detentora da marca Domino's Pizza no país.

A deterioração do ambiente de negócios no país motivou as partes a desistirem do acordo anunciado há pouco mais de três meses, segundo fato relevante divulgado ao mercado pela BK Brasil.

Fachada da Domino's Pizza em Los Angeles, nos Estados Unidos - Lucy Nicholson - 18.jul.2018

A Bolsa de Valores do Brasil está em um acentuado processo de queda desde setembro. O cenário piorou significativamente há pouco mais de uma semana, quando o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu furar o teto de gastos para elevar benefícios sociais e outras despesas no ano eleitoral de 2022.

O Ibovespa, índice de referência da Bolsa, encerrou outubro com 103.500 pontos. É o pior fechamento mensal desde novembro de 2020. Em 2021, as perdas chegam a 13,04%.

O distrato, segundo a BK, estabelece o direito de preferência da companhia pelo prazo de 12 meses para adquirir a totalidade das ações de emissão da DP Brasil no caso de qualquer alienação de controle da DP, pelo mesmo preço por ação oferecido pelo terceiro.

A BK terá a opção de exercer referido direito de preferência mediante pagamento em dinheiro, ou mediante entrega de ações de emissão da companhia por meio de uma operação societária, como a incorporação de ações da DP Brasil originalmente prevista no acordo de associação.

Pelo mesmo prazo de 12 meses, a BK outorga exclusividade à DP Brasil para celebrar qualquer operação pela qual a empresa "passe a ser máster franqueada, franqueadora ou franqueada, no Brasil, de restaurantes nacionais ou internacionais que comercializem pizza e/ou tenham foco em delivery de pizza", diz o comunicado.

O distrato confere quitação recíproca às partes e não implica penalidade de qualquer natureza para as partes, diz a nota da BK.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.