Pacheco diz ser muito difícil votação de mudanças do IR em outubro

Senador afirma que está buscando outras alternativas para financiar expansão do Bolsa Família

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisandra Paraguassu
Brasília | Reuters

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta sexta-feira que dificilmente a Casa irá votar o projeto do novo Imposto de Renda (IR) ainda no mês de outubro, como esperava a equipe econômica do governo.

"Acho difícil IR chegar ao plenário ainda em outubro, mas vamos trabalhar por isso, mas ainda há o amadurecimento na Comissão de Assuntos Econômicos, não é uma tarefa fácil", disse Pacheco em entrevista à Rádio Gaúcha.

O senador afirmou ainda que serão feitas audiências públicas na CAE sobre as mudanças no IR, antes de que se possa aprovar o relatório e levar a plenário. E tampouco quis prever quais as chances do projeto ser aprovado em plenário como está.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante coletiva de imprensa no Congresso Nacional, em Brasília - Adriano Machado - 16.set.2021/Reuters

Pacheco disse ainda que está procurando alternativas de financiamento para a expansão do Bolsa Família e criticou a apostas do governo nas mudanças do IR para financiar o programa.

"Tenho buscado alternativas porque acho temerário apostar todas as fichas projeto social tão importante em um projeto que sequer foi aprovado ainda", disse.

A incerteza sobre a aprovação dos projetos fez com que surgissem pressões no Congresso para que o governo estenda mais uma vez o auxílio emergencial, que se encerra agora em outubro.

Mais tarde, em discurso no Palácio do Planalto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cobrou "ajuda" do Congresso com a aprovação do projeto do IR e da Proposta de Emenda à Constituição que permite o adiamento e o parcelamento dos pagamento dos precatórios.

O governo diz que precisa de ambas para bancar o aumento do Bolsa Família.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.