Descrição de chapéu Facebook

Pane do WhatsApp afeta negociação de criptomoedas a petróleo russo

Apesar de não recomendadas, as plataformas tornaram-se populares entre traders

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tom Wilson Olga Yagova Tommy Wilkes
Londres e Moscou | Reuters

A pane de quase seis horas do WhatsApp na segunda-feira (4) afetou a negociação de ativos, de criptomoedas ao petróleo russo, disseram agentes do mercado, mas uma mudança rápida para plataformas alternativas como o Telegram limitou transtornos graves.

Apesar de muitas instituições financeiras não aconselharem que os funcionários usem serviços de mensagens como o WhatsApp e outras plataformas do Facebook que deixaram de funcionar na segunda, sua conveniência as tornou populares entre traders que se comunicam com clientes em mercados de balcão (OTC).

O Facebook culpou uma "mudança de configuração defeituosa" pela interrupção que atingiu WhatsApp, Instagram e Messenger, a maior pane já registrada pelo grupo de monitoramento de rede Downdetector.

Ilustração de logos do Facebook, do Whatsapp e do Instagram reproduzidos em tela quebrada - Dado Ruvic - 4.out.2021/Reuters

Um dos afetados foi o BCB Group, empresa de serviços de negociação de ativos financeiros digitais sediada em Londres, que oferece negócios OTC e outros serviços. Os serviços do Facebook caíram perto das 16h do horário de Greenwich, um período essencial para os operadores do BCB.

O uso do WhatsApp entre traders financeiros monitorados pela empresa de vigilância de comunicações VoxSmart disparou após bancos passarem a aceitar que os clientes querem usar a plataforma, ainda que os chefes prefiram que seus funcionários usem canais de mensagem oficiais, disse o presidente-executivo da VoxSmart, Oliver Blower.

O aplicativo se tornou o "serviço de mensagens padrão" de muitos mercados, especialmente na Europa continental e na região Ásia-Pacífico, acrescentou Blower.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.