Descrição de chapéu América Latina

PIB do México encolhe pela primeira vez desde o início da recuperação da pandemia

Queda de 0,2% na economia do país no terceiro trimestre foi puxada pelo setor de serviços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dave Graham
Cidade do México | Reuters

A economia do México teve contração de 0,2% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, a primeira queda desde o início da recuperação do baque causado pela pandemia, segundo dados preliminares da agência de estatísticas Inegi divulgados nesta sexta-feira (29).

A atividade do setor de serviços no país foi abalada durante o verão (no Hemisfério Norte) pelo ressurgimento da pandemia de coronavírus, enquanto interrupções nas cadeias de abastecimento globais prejudicaram a retomada da manufatura, especialmente em setores-chave como o de produção de veículos.

A contração ajustada sazonalmente no PIB (Produto Interno Bruto) durante o período de julho a setembro contrariou estimativa de crescimento de 0,1% em pesquisa da Reuters e se seguiu a dados surpreendentemente fracos para agosto.

trator tira algas da areia da praia, enquanto turistas brincam no mar
Um trator puxa uma caçamba com sargaço (algas) na Praia Marlin, enquanto os turistas aproveitam o sol e o mar em Cancún, no México - Paola Chiomante/REUTERS

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a economia do México cresceu 4,6% em termos não ajustados, disse a Inegi.

Os números finais do PIB do terceiro trimestre para a segunda maior economia da América Latina serão divulgados em 25 de novembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.